quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mantenha seu sorriso em 2011!

"A fé torna todas as coisas possíveis, a esperança faz com que todas as coisas funcionem e o amor torna todas as coisas belas. Que a fé, a esperança e o amor estejam presentes neste Natal e no Ano Novo que se aproxima !"
Ani Chöing Drolma
 
Que possamos caminhar com mais consciência nesta Terra, convivendo pacificamente, gerando o frescor de uma árvore
frondosa de amizade e compaixão.

Aproveite para ser feliz em 2011!

Todos os dias se dedique a sorrir genuinamente para alguém, mantenha sua mente calma e o coração tranquilo...

domingo, 19 de dezembro de 2010

6 bons motivos para que todas as mulheres exercitem os MAP

A ginástica para os MAP - Músculos do Assoalho Pélvico - ou Ginástica Pélvica é um elemento essencial para a saúde física, sexual e emocional ao longo da nossa vida. No entanto, essa área do corpo é frequentemente negligenciada.

Porque os músculos do assoalho pélvico são tão importantes, e porque todas as mulheres deveriam fazer exercícios regulares para maximizar o seu desempenho?

sábado, 11 de dezembro de 2010

V Curso de Core Training aplicado à Fisioterapia

Olá! Depois de um tempinho sem postar venho anunciar com muita alegria que haverá a 5ª turma de Core Training aplicado à Fisioterapia e que restam poucas vagas.

A alegria se deve ao fato de que amo ensinar e trocar informações.

Existe uma espécie de mágica quando a informação é processada e se transforma em conhecimento.

Um conhecimento que será útil a muitas pessoas e que se multiplicará nos seus benefícios.

Já postei várias vezes sobre o Core, pois tenho certeza da sua relevência no manejo das lombalgias, dor na região lombar. Os anos de prática clínica me habilitam a afirmar isso, e agora, ainda mais, já que sua utilização está fortemente baseada em estudos científicos.

A aplicação do Core Training à Fisioterapia, na verdade é a expressão do trabalho que venho desenvolvendo e evoluindo ao longo de mais de 12 anos de muito êxito.
O movimento humano é o foco de minha atenção e estudo. Minha primeira conclusão foi a de que qualquer movimento envolve todo o corpo e desde então só trabalho com globalidade; não como método mas como princípio, filosofia mesmo.

Fui buscar e me aperfeiçoar em muitos métodos e técnicas, da Quiropraxia ao RPG entre outros. Constatei que todos os métodos são eficientes mas nenhum tem a capacidade de resolver todas as questões. O importante é ter o raciocínio voltado para a complexidade que envolve o Sistema de Movimento Humano .
Hoje, com muita felicidade concluo, pelo alto índice de acerto, que o caminho é este.
 
O curso é teórico-prático, conjugando experiência e embasamento científico.

Conteúdo:

sábado, 27 de novembro de 2010

Delicioso encontro...

Meu marido e eu acabamos de chegar de um encontro maravilhoso!

Nossa querida Laura Pires, terapeuta alimentar ayurvédica, nos ministrou um curso de Culinária Ayurvédica, onde apresentou além dos princípios básicos que regem essa sábia terapia milenar, receitas e preparação com degustação de pratos que além de deliciosos são nutritivos e altamente saudáveis.

Como ela muito bem colocou: "A Ayurveda tem como pedra fundamental a alimentação, tanto para recuperação e manutenção da saúde, como na prevenção de doenças; ... a saúde vai muito além da ausência de doença : implica em sermos felizes nos níveis físico, mental e espiritual."

A comida sempre foi conhecida como agregadora, e hoje testemunhamos que isso é absolutamente verdadeiro. Nos sentimos agraciados por isso.

Foi um evento D E L I C I O S O!!!!  Um encontro amoroso e de muita doação.

Há aproximadamente 5 meses tivemos o primeiro contato com essa terapia que desde então vem aprimorando continuamente a nossa qualidade de vida. As melhoras que obtivemos são observáveis externa e internamente;  meu marido e eu perdemos peso de forma muito suave e tranquila, além de percebermos maior qualidade de sono, circulação, digestão e mais energia para o nosso dia-a-dia.

Fica o nosso agradecimento especial a Laura Pires que com sua competência nos proporcionou tantos benefícios.

Vale uma conferida no seu blog que além de informativo é absolutamente encantador.


Querida Laura, nossa gratidão e admiração! Beijos e um abraço muito carinhoso...



sábado, 20 de novembro de 2010

Super dica de presente

Olá!

O tempo voou não é? Cada vez parece que passa mais rápido, o final de ano já chegou.

E com ele as festas, especialmente o Natal!

Tenho uma super dica para ajudar você com seus presentes: no dia 23 de Novembro, terça-feira, inaugura a loja virtual "Dawa Camisetas Veg".

As camisetas apresentam estampas originais, bastante diversificadas.

Os temas são:  Budismo, amor aos animais, vegetarianismo,  preservação da vida no planeta e sustentabilidade.

Dê uma olhada e confira, você pode achar o que procura para um presente original ou mesmo para você usar no seu dia-a-dia.

A mensagem de que devemos nos amar, respeitar a vida em todas as suas formas e que devemos ter compaixão por todos os seres viventes nunca foi tão oportuna e necessária.

O que realmente importa está no coração, no interior de todos nós.

Então sonhar com um mundo melhor, mais amoroso e compassivo é um bem comum.

Vamos partir para a ação, todos os dias procurando fazer o bem!

Até breve!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

5000!!!

Hoje, dia 01 de Novembro de 2010, alcançamos a marca de 5000 visitas!

É um grande feito, considerando que inauguramos o Blog em Fevereiro deste ano.

Além disso vocês me classificaram para a 2ª fase do TOPBLOG 2010.

E de coração, mais uma vez, agradeço ao seu apoio, sem o qual não seria possível chegar até aqui.

Continuo contando com sua visita e seu voto para chegarmos lá.

Milhões de abraços e muito carinho...



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Hélio Bicudo Fundador do PT-Manifesto em Defesa da Democracia

Manifesto em defesa da DEMOCRACIA.
É imprescindível ver, assinar o manifesto e compartilhar antes do dia 31.
Sem democracia não há liberdade, não há vida, não há cidadania!!!!!!



Se insisto nesse assunto, é porque sou democrata por natureza e a justiça tem que estar na frente de qualquer ação ou atitude.

Para mim é justo que TODOS devem ter o DIREITO de SABER a VERDADE escondida atrás de programas políticos.

E como liberdade de ação e cidadania tem relação direta com o nosso bem estar e saúde é apropriado postar esse manifesto aqui.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como o Psoas afeta você.

No meu dia-a-dia lido constantemente com o músculo psoas, aliás já postei sobre ele em : O músculo da emoção., Treinar o Core ajuda na dor lombar mas..., Hérnia lombar, é possível conviver com ela e Abaixo os abdominais....
Costumo brincar dizendo que sou apaixonada por ele.  Exige plena atenção, muito estudo e não responde às técnicas de relaxamento ou alongamento como os demais. O psoas é para lá de    E S P E C I A L!!!!!!

Devido a sua complexidade nunca é demais falar dele.

Espero que estejam curtindo essa semana, que para nós aqui do Brasil, é de votação! Que votemos com consciência e lucidez!

Eu queria te presentear, compartilhando esse artigo de autoria de Liz Koch sobre o psoas com você, já que ele é um dos principais músculos que trabalham com e/ou para criar um bom alinhamento pélvico.
O nosso centro.

"Sentir-se vibrante dentro de seu Core, em última análise depende de um psoas saudável, "suculento" e responsivo. O psoas é "O" músculo do Core e parte integrante de um órgão centralizado e funcional. Como um fator relevante da dor nas costas, lesões de joelho e quadril, muitas vezes é o psoas exausto que perturba a amplitude de movimento, assim como a digestão, o funcionamento da bexiga e do prazer sexual.

ONDE ESTÁ O SEU PSOAS?




sábado, 23 de outubro de 2010

Permanecer sentado : uma atividade de alto risco!

Há algum tempo atrás, diante do grande número de pessoas que procuraram pela minha ajuda, pensei sobre as consequências de se permanecer na posição sentada por horas a fio. Cheguei a uma  conclusão : é mais perigoso do que esporte radical. Na atividade de risco, você sabe que pode estar sujeito a uma série de lesões, mas você é consciente das consequências, se prepara e toma providências a respeito das horas que passa sentado(a)?
Na época, eu observava os problemas ortopédicos criados pela inatividade, como dores nas costas, ombros e pescoço e alguns mais observáveis como varizes e intestino preguiçoso (prisão de ventre). Hoje depois de muitos resultados de pesquisa e estudos , trouxe para você o que tem de mais atual e confesso que fiquei surpresa diante dos problemas que podem advir da longa permanência na posição sentada.

Permanecer nesta posição por mais de seis horas com um baixo nível de atividade física aumenta o risco de mortalidade.

Como assim?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Entorse crônico de tornozelo - Reabilitação Funcional


Treinamento de equilíbrio reduz chance de nova entorse no tornozelo.

Cerca de 20.000 entorses de tornozelo ocorrem diariamente no Brasil, e por volta da metade exige algum tipo de tratamento médico e fisioterápico, constituindo importante preocupação em saúde pública ,  devido aos  gastos e afastamento do posto de trabalho.
Você está nessa lista? Já torceu o seu tornozelo?
E pergunto mais: teve reincidência, ou seja, torceu novamente e se sente inseguro(a) em relação a isso?

Se sua resposta é positiva, com certeza você não fez um tratamento eficaz ou não deu continuidade aos cuidados necessários nesses casos.

As pesquisas mostram que os atletas têm o dobro de

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia do Fisioterapeuta!!!

Hoje, dia 13 de Outubro, é um dia muito, muito especial.

É o Dia do Fisioterapeuta!!!!!

É também o dia de agradecer a todas as pessoas, meu marido, familiares - a maioria já não está comigo -, professores, supervisores de estágio, colegas de faculdade, alunos, amigos e a todas as pessoas que atendi cheia de incertezas ainda no estágio.

Aos familiares, especialmente minha mãe e minha irmã por seu apoio incondicional e palavras, de dedicatória em livro dado de presente em tempos difíceis, como essas : "Patrícia, que cada página possa refletir todo carinho e orgulho que sentimos por você. Sucesso! Beijos, Angela."

E a todos pela oportunidade real de me fazer crescer como profissional, mas principalmente como pessoa!
Aos que me fizeram perceber que não estamos aqui a passeio, que viemos para entender que aliviar o sofrimento alheio é uma tarefa nobre - que muitas vezes exige sacrifício, nos deixa extenuados mas ao alcançarmos o nosso objetivo tudo se ilumina ao nosso redor - a minha eterna gratidão!

Aos que me mostraram o caminho da delicadeza e da restauração da função de forma sutil, sempre ouvindo o coração, sabendo respeitar o tempo de cada um, compartilho cada sucesso de tratamento, que tenho a felicidade de dizer, não foram poucos.
Acima de tudo agradeço aos meus queridos pacientes que, trazendo em si  a esperança e depositando em mim toda confiança, acabaram por conquistar uma parte importante do meu coração.

Hoje decisivamente é dia de AGRADECER e também PARABENIZAR os meus colegas! A NÓS!!!

Que máximo ter uma profissão que traz tantas alegrias!!!!!!!


"Nada neste mundo faz sentido se não tocamos os corações das pessoas.
Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves da alma.
........
Que todos os seres sencientes sem exceção sejam felizes.
Que todos nós possamos ter em nossos corações a compaixão."

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O quadril e a lesão de joelho IV

Dando continuidade a abordagem das lesões de joelho provenientes do quadril, abordarei a Síndrome da banda iliotibial ou do trato iliotibial.

A banda ou trato iliotibial é uma camada densa e fibrosa de tecidos conectivos, que tem origem na Espinha Ilíaca Antero Superior (protuberância óssea na região anterior do osso ilíaco no quadril) e se dirige para baixo, pela parte externa da coxa atravessando o lado externo do joelho, se ligando à parte lateral de cima do osso da perna (tíbia). A síndrome é caracterizada pela inflamação da extremidade inferior desta banda e/ou da bursa que se localiza na lateral (parte de fora) do joelho.

Essa síndrome é comum nos corredores, ciclistas e triatletas.

Porque ela aparece?

domingo, 10 de outubro de 2010

Uau!!!! Classificação para a 2ª fase!!!!

É com muita alegria que venho expressar a minha gratidão. Nosso Blog já está entre os TOP 100 na área de saúde.

Vocês me levaram a classificação para a 2ª fase do TOPBLOG 2010.

Para quem não tinha pretensões a esse respeito fiquei surpresa, considerando que estamos na Web há tão pouco tempo. Feliz porque assim podemos levar mais informações sobre nosso trabalho e a Fisioterapia!

A partir de hoje, 10/10/2010, conto novamente com seu voto.

Espero poder continuar com o seu apoio.

Só mesmo dizendo: Me belisca para que eu possa acreditar!!!!!

sábado, 2 de outubro de 2010

O nosso voto - uma reflexão sobre a lucidez

Pensei muito antes de postar esse artigo, mas me vejo na obrigação de, mais uma vez, falar sobre a IMPORTÂNCIA DO NOSSO VOTO, mesmo correndo o risco de parecer enfadonha, afinal falar e ler sobre política é "chato".
O trecho abaixo, do livro "Ensaio sobre a lucidez" de José Saramago, escritor português, Prêmio Nobel de literatura, falecido dia 18 de Junho do ano corrente (2010), não é só oportuno como contemporâneo.

"...falemos abertamente sobre o que foi a nossa vida, se era aquilo, durante o tempo em que estivemos cegos, que os jornais recordem, que os escritores escrevam, que a televisão mostre imagens da cidade da cidade tomada depois de termos recuperado a visão, convençam-se as pessoas a falar dos males de toda a espécie que tiveram de suportar, falem dos mortos, dos desaparecidos, das ruínas, dos incêndios,do lixo, da podridão, e depois, quando tivermos arrancado os farrapos da falsa normalidade com que temos andado a querer tapar a chaga, diremos que a cegueira desses dias regressou sob uma nova forma, chamaremos a atenção da gente para o paralelo entre a brancura da cegueira de há quatro anos atrás e o voto branco de agora..."

É para respirar fundo... não é? Causou  a você o mesmo impacto que a mim?

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fique livre de lesões com Core Trainig

Caros amantes dos esportes e da atividade física,

hoje trouxe para vocês algumas ideias de Chris Mallac, fisioterapeuta chefe do Queensland Reds Super 14, na Australia, sobre o Core Training. Eu só gostaria de reforçar o cuidado e o conhecimento necessários ao aplicarmos esse conceito seja na Educação Física, seja na Fisioterapia.

"O que é exatamente esse fenômeno no mundo do exercício conhecido como "Core Training"? É um termo comumente usado nas academias, no domínio da atividade atlética.

- Senhores tudo bem! Vamos terminar com 10 minutos de trabalho de Core. Todos para baixo em  posição de prancha. ( Imagem ao lado)

Então é isso ?

sábado, 25 de setembro de 2010

Fugindo da dor.

O corpo humano é fantasticamente adaptável!
Quando sofremos um entorse de tornozelo os músculos encarregados de estabilizar a articulação se contraem com o objetivo de fixar e proteger os ligamentos lesionados. Para fugir da dor, mudamos o apoio do pé e a forma de caminhar. Tudo isso acontece de forma automática e inconsciente pelo sistema neuromuscular; se trata do reflexo antalgico.

É o reflexo anti-dor, ou seja, existe para nos proteger da dor. Para que possamos nos movimentar escapando dela.

É fundamental pois a nossa capacidade de ir e vir, nos trouxe até aqui; nos permitiu sobreviver desde a pré-história. Nossos ancestrais tiveram que se locomover, ora fugindo de predadores, ora para que pudessem procurar regiões menos inóspitas; enfim para sobreviver. Como teria sido se cada dor fizesse com que parassem? 

Até aqui tudo bem. Mas...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Criatividade e Educação

Como uma apaixonada pelo ensino, gostaria de compartilhar com vocês essa palestra inquietante que nos faz pensar sobre a nossa relação com o mundo.
Especialista em Criatividade, Sir Ken Robinson desafia a maneira como estamos educando nossas crianças. Ele defende um repensar radical dos nossos sistemas de ensino, cultivar a criatividade e reconhecer vários tipos de inteligência.
Um líder visionário cultural, levou Sir Ken para a comissão do Governo britânico para prestar consultoria em Educação Criativa e Cultura em 1988. Foi nomeado cavaleiro em 2003 por suas conquistas. Seu último livro,  "O Elemento: Como encontrar a sua paixão muda tudo"- Um profundo olhar para a criatividade humana e a educação, foi publicado em janeiro de 2009.
Por que você deve ouví-lo e vê-lo:
Por que não ficamos com a melhor das pessoas? Sir Ken Robinson argumenta que é porque nós fomos educados para sermos bons trabalhadores, e não pensadores criativos.
Os estudantes com corpos e mentes inquietas - longe de serem cultivados para a sua energia e curiosidade - são ignorados ou mesmo estigmatizados, com terríveis consequências.
"Estamos educando as pessoas para fora de sua criatividade", diz Robinson.
A palestra referida, de 2006, traz uma mensagem com profunda ressonância. TEDTalk Robinson tem sido amplamente distribuído em torno da Web desde o seu lançamento em junho de 2006.
Sabem  que comentário mais aparece na internet a respeito dessa palestra?
"Todo mundo deveria ver isso."

AS ESCOLAS ACABAM COM A CRIATIVIDADE

Na sequência da sua já lendária palestra de 2006, Sir Ken Robinson demonstra-nos de uma forma divertida e pertinente como é necessário fazer uma mudança radical - de uma escola estandardizada para uma aprendizagem personalizada - e assim criar condições para que as aptidões naturais das crianças possam desabrochar livremente.

TRAGAM A REVOLUÇÃO NO APRENDIZADO

Clicando no View subtitles opte por ver a legenda em PT-BR

domingo, 19 de setembro de 2010

Tratando a causa, não o sintoma.


O princípio do conceito de globalidade.

Os meios de comunicação têm abordado problemas globais do planeta, tais como : o desmatamento, o aquecimento global, a alteração climática... Um problema ambiental em um extremo longínquo do planeta nos afetará mais cedo ou mais tarde. Os estudiosos confirmam que para melhorar a saúde do planeta, além das ações locais, são necessárias soluções globais. Não basta reciclar o lixo doméstico, também teremos que diminuir a emissão de gases na atmosfera, por exemplo.

Será que acontece o mesmo com o equilíbrio corporal? Uma dor articular ou uma tensão nas costas podem ter origem em outra parte do corpo? E se é assim existe uma terapia que siga a filosofia de poder melhorar esses desequilíbrios respeitando a natureza global do ser humano?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Uau!!!!! 4000 visitas!!!!

 
Incrível!

Agora são 4000 visitas!

Estou tão feliz...

Afinal é por vocês que faço o Blog com tanto carinho!

Vamos continuar a nossa caminhada para juntos alcançarmos a saúde, o bem estar e melhorarmos a cada dia a nossa qualidade de vida!




terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nadal, mais uma vez campeão!

Com uma impressionante força mental - sua característica mais marcante - aliada a uma técnica cada vez mais apurada e a um vigor físico excepcional, Rafael Nadal venceu ontem, dia 13,  o US Open, a última partida do Grand Slam do ano.

A atitude positiva do Rafa assim como a de Novak Djokovic, seu adversário, de saber ganhar e perder respectivamente, nos inspira e nos enche de esperança no ser humano.

Nos faz acreditar no comportamento correto; que é possível ser um vencedor agindo corretamente.

Verdadeiros campeões são feitos de coragem e fibra para superar dificuldades e encarar os desafios que se apresentam continuamente.

"O Rei Modesto", como foi chamado por lá, o define muito bem.

Parabéns Rafael  Nadal por mais essa vitória sensacional e por ser um verdadeiro campeão!!!!

sábado, 11 de setembro de 2010

Proprio... o que?

Tente esta pequena experiência: coloque uma moeda no chão. Fique de pé a cerca de 30cm de distância da moeda. Com os olhos abertos, tente tocar a moeda com o dedão do pé (não importa qual o pé). Agora feche os olhos e tente novamente.

Se a sua propriocepção "está em sintonia",  você será capaz de tocar a moeda, ou pelo menos chegar muito perto dela. Entretanto, se sua propriocepção não está funcionando,  você vai ficar muito longe dela.

Então o que é "propriocepção"? Por que é importante e como vamos treiná-la?

A propriocepção pode ser definida como "... uma percepção inconsciente de movimento e orientação espacial decorrentes de estímulos dentro do próprio corpo."

A palavra proprius vem do latim e significa o próprio. Refere-se a percepção dos sentidos humanos - no caso de propriocepção, a sensação de movimento e posição. (Questão de interesse: o equilíbrio não é um exemplo de propriocepção. Controle de balanço ou equilíbrio vem do ouvido interno, e não dos sentidos do corpo. No entanto, os sistemas de equilíbrio são fortemente interligados com o sistema proprioceptivo.)

A propriocepção é considerada por muitos estudiosos como nosso sexto sentido.

Os exemplos mais comuns da vida cotidiana:

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O estresse e a sua respiração

Se observarmos alguém com dor no pescoço ou nos ombros, sem nenhum histórico de acidente, essa pessoa tenderá a apresentar características posturais tais como : cabeça anteriorizada, ombros desalinhados ou enrolados, peito encurvado com o tórax comprimido e ou costas arredondadas.

Essa pessoa, provavelmente devido ao desconforto, apresentará uma forma irregular de respiração, mais curta, rápida e tensa. Isso acarretará em alteração na taxa de oxigênio e gás carbônico no sangue. "Os resultados dessa alteração poderiam incluir aumento de sensação de dor, ansiedade, utilização exagerada dos músculos que auxiliam a respiração - entre eles o escaleno, o ECOM e o peitoral menor - o que ocasionaria fadiga muscular e cerebral." Timmors B- Behavioral and Psycological aproaches to breathing disorders" New York : Plenum Press; 1994.

Estes eventos constituem um ciclo auto-perpetuante de dor e desconforto.  Daí que os tratamentos fisioterápicos deveriam começar pela normalização da respiração, através de terapia manual - técnicas de liberação do diafragma -  e exercícios dirigidos a ele.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O quadril e a lesão de joelho III

Hoje venho falar de mais fatores biomecânicos que influenciam de forma recíproca o quadril e o joelho. Vamos lá.

No primeiro "O quadril e a lesão de joelho" abordei um estudo científico que defende o fortalecimento dos músculos do quadril na prevenção e tratamento da SDPF - Síndrome da Dor Patelofemural - ou condromalácia.
A fraqueza do músculo glúteo médio foi citada como uma das causas do aparecimento dessa dor.

No segundo, "O quadril e a lesão de joelho II", foi feita uma relação com o ângulo Q, o que explica a maior incidência da SDPF em mulheres, sob o ponto de vista biomecânico.

Nesse terceiro vou citar mais um fator de relevância, quando se trata desse tipo de patologia.
É muito importante pensarmos na causa das lesões que aparecem sem trauma direto.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Abaixo os abdominais ou quando o menos é mais

Abdominais, aonde o menos é mais!

No meu passado de desportista adorava fazer mil abdominais por dia.
O que me faz ter certeza de que isso não é fruto de  imaginação são as provas vivas, ou seja, as lesóes decorrentes.

Hoje depois de muita pesquisa e estudo chegou-se a conclusão de que os exercícios abdominais clássicos são danosos à saúde.

Já repararam que os exercícios para braços e pernas apresentam uma determinada série de repetições e que os abdominais apresentam séries intermináveis?
Não parece estranho que seja tão diferente o número de séries entre eles?  Parace lógico?

sábado, 28 de agosto de 2010

Qualidade de vida e o nosso voto!

Em ano de eleição é importante refletir mais detidamente sobre qualidade de vida e bem estar.
Nossos governantes são responsáveis por nós mas nós é que os escolhemos, portanto...

Hoje, pesquisando sobre o assunto encontrei no site INVIVO da Fiocruz o artigo : "Saúde, sociedade e qualidade de vida" de Paulo M. Buss, professor de Saúde Pública e Presidente da Fiocruz.

Quero compartilhar uma parte do texto:

"A Carta de Ottawa - um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida - afirma que são recursos indispensáveis para se ter saúde:

domingo, 22 de agosto de 2010

Trilhos Anatômicos - Primeiras evidências em dissecção - Repostagem

As minhas postagens têm em comum o conteúdo; quando não falo da fisioterapia, trato de assuntos que influenciam o bem estar e a qualidade de vida.
Nesse momento é oportuno reeditar esta postagem que é essencial porque  fundamenta a grande maioria dos temas que tenho abordado.

Nós, atuantes da área de Fisioterapia, sabemos da importância que a Anatomia exerce na nossa prática. Sou apaixonada pela reveladora complexidade dessa disciplina.

O problema é que a Anatomia é estudada de forma estática e fracionada durante a nossa formação acadêmica.

Na fase de estágio prático e depois como profissionais nos deparamos com a complexidade do Sistema de Movimento Humano. E agora? Como encaixar aquele modelo estático à função que pretendemos recuperar?
Percebemos então que a Anatomia é dinâmica, funcional e que todas as suas estruturas são interconectadas. Vide a idéia contida no conceito de Tensegridade.

A maioria do nós é capaz de dizer se um paciente apresenta um ombro mais alto que outro, ou se a cabeça e o pescoço estão anteriorizados em relação ao eixo do tronco.
Porém, padrões posturais, assim como os de movimento, envolvem o corpo inteiro, então é fundamental que sejam vistos e estudados como um todo.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sexo e Fisioterapia : Desmistificando tabus

Pompoarismo na fisioterapia? Sim!

Reeducação perineal  ou dos músculos do assoalho pélvico -  MAP - através do pompoarismo é uma questão de saúde. Saúde da mulher.

Como?

O pompoarismo é uma técnica milenar cuja origem se perde no tempo, se desenvolveu na Tailândia,  se difundiu em vários países do Oriente e mais recentemente despertou a curiosidade do Ocidente.

As tailandesas desenvolveram alto grau de controle sobre a musculatura do assoalho pélvico e se apresentam em shows que deixam a platéia abismada pela sua habilidade.
Chegamos a desconfiar se é possível desenvolver tanta potência e controle sobre essa musculatura.
Bem, é verdade que treinam desde a infância; é uma questão cultural.

O que vem a ser o pompoarismo?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Hérnia lombar, é possível conviver com ela

Você tem hérnia lombar?

Sabe o que fazer?

A ideia é esclarecer alguns pontos importantes a respeito dessa que é uma das condições mais incapacitantes dos dias de hoje.

Sintomas: quando em crise, a dor tem irradiação para os glúteos ou pernas, e dependendo da localização da hérnia, a irradiação corre pela frente ou por trás da perna.

Atitudes: durante a crise, repouso e medicamento prescrito pelo médico.
Logo após a crise você deve fazer tratamento fisioterápico que, na 1ª fase irá focar na melhora da dor; na 2ª, no treino de músculos que estabilizarão a área; e na 3ª, conjugará exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio e aos poucos o integrarão às suas atividades.

O maior perigo está em não se determinar a causa.

sábado, 7 de agosto de 2010

Escoliose... e um final feliz

Quero contar uma história de como a fisioterapia muda vidas.

Ela teve um início tenso e triste, um meio recheado com muita dedicação, esforço e determinação e um fim com gosto de vitória!

Era uma vez uma menina chamada Elaine...

Ela chegou acompanhada de seus pais na clínica em que eu trabalhava em 1998, fazendo parte da equipe do fisioterapeuta Nilton Petrone. Na época a Maria Alice Pagnez, querida colega, e eu éramos responsáveis pelo setor de postura.

Todos estávamos emocionados pois se tratava de uma menina de 11 anos com uma escoliose importante e uma decisão dificílima a tomar: operar ou não operar, pois era a única opção médica oferecida a eles.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Reeducação Postural, o melhor remédio para incontinência - comprovação científica


Essa pesquisa demonstra que a melhora da postura influi decisivamente na melhora da incontinência urinária de esforço, o que reforça a idéia que sempre tive do envolvimento da postura em todos os sistemas do nosso corpo, não apenas no músculo-esquelético.

Ou seja, a postura é fundamental na fisioterapia.

O que quer dizer que é muito mais eficaz se tratar algum distúrbio levando-se em conta a globalidade - integralidade - do que apenas o local da lesão.
A interconexão de todas as estruturas do corpo via fascia pode ser vista no post Trilhos Anatômicos - Primeiras evidências em dissecção.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Técnicas "alternativas" na Fisioterapia

 
Forum de discussões

No último post falei sobre o Shiatsu.

Vamos discutir a utilização de técnicas e métodos ainda não totalmente comprovados cientificamente, como ferramenta  e/ou  recurso na Fisioterapia.

É válida essa utilização? Sim? Não? Porque?



Participe desta discussão aqui

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Shiatsu na Fisioterapia


O Shiatsu já me trouxe muitas alegrias.

É uma técnica manual de tratamento oriunda do Oriente.

Suas origens vêm da China e foi desenvolvido no Japão.

Atua sobre os meridianos, que são caminhos pelos quais a energia "CHI" ou "KI" percorre nosso corpo, através de digito pressão.

Quem ainda não viu o meu site não sabe, mas o Shiatsu tem grande influência na minha formação profissional.

Na transição entre a Educação Física e a Fisioterapia, conheci o Shiatsu. Foi a 1ª chance de entrar em contato com uma forma mais sutil de abordagem terapêutica.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Treinar o Core ajuda na dor lombar, mas...



Redefinindo a força do Core.

O treinamento do Core  ou Core Training  tem o objetivo de auxiliar na estabilização, coordenação e organização dos movimentos humanos.

Muitas vezes nos esquecemos que o músculo só é forte na proporção de sua elasticidade. Se fica encurtado devido a exercícios mal planejados e/ou executados, perde seu potencial de força e pior, pode trazer lesão e dor.

O que temos que fazer antes de desenvolver a força do Core, é relaxar, pelo menos, um músculo essencial : o Psoas.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Osteoporose - Como lidar com esse fato anunciado? II


Vocês se lembram do post Osteoporose- como lidar com esse fato anunciado?

Lá abordei o assunto sob a ótica da prevenção, mas não quer dizer que não há o que fazer se voce já  a tem, muito pelo contrário.

Há alguns dias, quando estudava, achei uma informação importante para quem tem osteoporose.

Para os portadores de osteoporose a atividade física de preferência ao ar livre, sob o sol é fundamental.
  • Mas existe um porém para os que a apresentam na coluna vertebral : a atividade física mais danosa é aquela que coloca carga anterior nos corpos vertebrais, ou seja, nos exercícios de flexão da coluna para frente.
Contra-indicação: exercícios com carga em flexão de tronco.

terça-feira, 20 de julho de 2010

A arte de dominar o tigre

Se procurarmos a felicidade fora de nós mesmos, estamos procurando no lugar errado.

Por maior que seja a variedade de informações que introduzimos em nossa experiência, inclusive viajando a muitos lugares diferentes, seguiremos vendo tudo com os mesmos olhos. É nosso jeito de pensar e sentir que colore nossa percepção do mundo. Se tentássemos mudar o mundo para adaptá-lo a nossas expectativas e preferências, estaríamos destinados a fracassar.
Quando chove não podemos fazer com que brilhe o sol apenas por desejá-lo, mas podemos trabalhar aquela parte de nós mesmos que se sente incomodada com a chuva. Isso não quer dizer que necessitamos de uma nova personalidade; já temos uma. O que necessitamos é de um espelho que nos mostre com precisão quem somos e que parte de nós melhoraria se a trabalhássemos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Celebrando 2000 visitas!!!

Olá,

é com muita satisfação que venho contar que atingimos a marca de 2000 visitas.

Estou surpresa e muito feliz com o aumento do último mês.

Em 2 de Junho alcançamos a marca de 1000 visitas.

Agora, 1 mês e quase 20  dias depois, dobraram, chegando a 2000!!!!!

É um ótimo sinal!

E isso aconteceu por sua causa!

Super obrigada pelas visitas e comentários que ajudam a me aprimorar todos os dias.

Agradecida de coração!

sábado, 17 de julho de 2010

Dor lombar, tem solução?

A importância dos exercícios de fortalecimento do Core na dor lombar.

Os conceitos de Core Training ganharam popularidade na reabilitação da dor lombar.

Porém essa popularidade é maior nos Estados Unidos e Europa. No Brasil ainda é visto como componente do Fitness. Algumas academias de ginástica oferecem aulas de Core Training.
Na Educação Física a visão é preventiva, na Fisioterapia é curativa e preventiva, ou seja, na presença dor a atuação é de competência da reabilitação ou Fisioterapia.

Na Fisioterapia o Core ainda está no seu estágio inicial. Há 2 anos utilizo seus princípios com muito sucesso, após a formação de especialista em  Exercícios Terapêuticos no NASM-National Academy of Sports Medicine- Califórnia, USA.
Ele é extremamente eficaz na resolução das dores lombares (lombalgias) recorrentes, principalmente  naquelas pessoas que já apresentaram várias crises e que sentem a área lombar vulnerável.

A aplicação do Core Training na Fisioterapia é inédita.  

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Porque voce detesta se alongar?

Saiba que não é só você.

Há muitos anos envolvida com o movimento humano, já que minha 1ª formação universitária foi em Educação Física e 1982, a relação das pessoas com o alongamento me intriga.

Não é verdade que a maioria das pessoas detesta se alongar? Porque?

A resposta mais  frequente é:  porque dói muito e não funciona.

Hoje em dia, como fisioterapeuta, sei da importância do alongamento na manutenção da saúde. Ele exerce grande influência na prevenção e tratamento das lesões do aparelho locomotor (ossos, músculos, articulações e nervos).

Ao mesmo tempo encontro grande resistência quando constato, através da avaliação, que o alongamento será a peça chave do tratamento.
Essa reação perdura até que eu demonstre como deve ser executado: Ah!, assim dá para fazer, não dói!

Mas logo a seguir, com certo descrédito, vem o questionamento: Vai funcionar? Sempre soube que para alongar tinha que doer, se não, não iria adiantar - comentam.

sábado, 10 de julho de 2010

Use-os ou perca-os!

Porque "malhar" os seus MAP (Músculos do assoalho pélvico)

Porque não? Será que devemos passar a nossa vida exercitando quase todos os músculos do corpo menos eles?

Se trata de uma abordagem inovadora, sem dúvida, mas  além de necessária  é indispensável.

Hoje temos relatos, inúmeros estudos e pesquisas que revelam a importância e influência dessa musculatura na nossa saúde e bem estar, vide o post assoalho pélvico ilustre desconhecido.

Em várias oportunidades comentei com meus alunos na faculdade de fisioterapia que estranho bastante o fato de, apesar de nossa cultura ser altamente erotizada -  comerciais de televisão ou outdoors vendem produtos relacionando-os a sexo, desde perfume, fósforo e até pasta de dente! - a maioria das pessoas não se sentem muito à vontade ao abordar a região pélvica.         

O que pode representar um grande problema quando algo na área pélvica não vai bem.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O quadril e a lesão de joelho II

Como os exercícios de quadril (pelve) reduzem a dor no joelho.

Evidências científicas mostram que um regime de exercícios para o fortalecimento do quadril ou Core, realizados duas vezes por semana, provou ser efetivo na redução ou mesmo eliminação de um tipo de dor no joelho conhecida como dor patelo-femural (síndrome de dor patelo-femural SDPF) , condropatia ou condromalacia em mulheres que adotam a corrida como atividade física e/ou esporte.

Volto mais uma vez a um dos meus assuntos preferidos: o Core.

Cada vez encontro mais estudos e pesquisas que demonstram que o Core forte e corretamente estabilizado é fundamental para a saúde das demais articulações do corpo.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Gerry Maretzki o início de uma longa jornada...


Que bom ter a oportunidade de falar da Gerry.
Para os que não a conhecem, ela foi e é absolutamente pioneira na área do trabalho corporal.

Sua história revela uma mulher lutadora, brilhante e inovadora nas soluções para os problemas que enfrentou.
A procura por caminhos menos fatídicos e dolorosos a fez construir as bases do seu brilhante trabalho : CORPO ANÁLISE.

Ela levou muitas pessoas a descobrirem o contato consigo mesmas.

Eu, que até então tinha uma relação de esforço máximo e dor com meu corpo, me deparei extasiada com o prazer de sentí-lo, não mais pelo desconforto dos exercícios extenuantes.
Me lembro com muita clareza do momento em que senti pela primeira vez o meu trapézio ( músculo superior que liga o ombro, coluna cervical - pescoço  e a coluna torácica - dorso) não pela tensão mas pelo seu relaxamento.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Reflexo de um campeão

Rafael Nadal, o tenista espanhol, número 1 do ranking ATP - Associação de Tenistas Profissionais - ganhou ontem mais um torneio.

Não, não se trata de qualquer torneio, mas o de Wimbledon na Inglaterra.
Quem conhece tênis sabe o nível de dificuldade que esse torneio apresenta.

Esse ano ele vem de uma série impressionante de vitórias, entre elas o feito de ser penta campeão em Roland Garros na França, aquele em que o nosso querido Guga foi tri.

O que mais chama a nossa atenção, já que os comentaristas também afirmam isso, é a sua determinação, sua FORÇA MENTAL.
Dá  gosto ver sua capacidade e sua forma de reagir quando é solicitado.
Não esmorece diante das dificuldades e não teme seus adversários, respeita-os por conhecê-los profundamente.

Se levássemos sua determinação para nossa vida certamente a tornaríamos mais fácil .

Ter medo do desconhecido é compreensível, deixar que nos imobilize é ignorância.

Lutar até o final, quando parece que tudo está quase perdido, é outra qualidade que devemos aprender com ele.
Além disso ele tem uma energia contagiante aliada a um comportamento para lá de respeitoso com o adversário.

E mais, sabe ganhar e perder, coisa rara de se ver.

Sempre que assisto seus jogos saio com a idéia de que vale a pena sermos determinados no alcance de nossos objetivos.

Espero que ele possa influenciar positivamente os jovens, hoje tão carentes de verdadeiros ídolos.
A muitos de nós ele já inspira.

Muito jovem, aos 24 anos de idade,  nos dá uma grande lição: a de como se deve  levar a vida.

Muito obrigada e continue assim. Avante Nadal!!!!!




domingo, 4 de julho de 2010

Uma medicina de 5000 anos...

Nos dias 29, 30 de Junho e 1º de Julho tive a honra e o prazer de participar do Workshop "Saúde da Mulher" ministrado pela Dra Sunanda Ranade, diretora da Academia Internacional de Ayurveda.

Honra porque a Dra Sunanda nos presenteou com seu alto conhecimento aliado a uma forma leve de ensinar; seu humor e seu sorriso foram constantes.

Prazer por ter entrado em contato com uma forma de abordagem muito interessante da saúde da mulher.

As primeiras palavras se referiram aos cuidados que a mulher deve receber em todas as fases da sua vida; que ela deve ter atenção especial já que é geradora de vida.

Então, somos vistas com um carinho que enternece.

A Ayurveda ou medicina ayurvédica tem suas origens em tempos remotos, alguns historiadores afirmam que têm 3500 a 5000 anos de existência.

Qual é o seu propósito?

sábado, 3 de julho de 2010

Escoliose , o maior dos desafios

A escoliose representa um grande desafio para mim e se constitui num dos assuntos que mais gosto de estudar e pesquisar.
Ela envolve muito desgaste emocional tanto para a pessoa acometida, geralmente adolescente, como para os pais.
É ainda um tabu e acho que é hora de começarmos a falar abertamente sobre ela.

A ignorância é um dos principais responsáveis pela sua temeridade.

Quanto menos sabemos sobre determinado assunto, mais o tememos.
No Brasil a informação a respeito da escoliose é muito restrita e isso abre caminho para mal entendidos e incompreensões.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O mais frio dos ombros... Compreender e não compreender a Capsulite adesiva

Descongelar o ombro, eis a questão !

Você começa a notar que o ombro dói quando você se deita sobre ele, ou ao acordar de manhã. A dor geralmente melhora depois que você muda a posição, mas gradualmente a dor começa a persistir. Inicialmente pode-se confundir com uma tendinite, só que a dor não melhora, aliás ela piora e à medida que isso acontece seu ombro começa a perder a liberdade de movimento. Depois de 6 a 10 semanas, que podem perdurar até 6 meses, a dor diminui, mas o movimento de seu ombro ficará bastante limitado. O ombro fica tão rígido que você tem dificuldades em tarefas diárias como prender o cabelo, se vestir e tomar banho (ensaboar a axila oposta se torna um desafio, assim como lavar os cabelos). Você, nesse ponto desenvolveu um "ombro congelado" e o mais frustrante é que na MAIORIA DAS VEZES, você não faz ideia do que aconteceu com você.

Ninguém entende totalmente porque um ombro congelado se desenvolve. A medicina não sabe exatamente a sua causa. Por alguma razão o "envelope" de tecido que circunda a articulação gleno-umeral, que é a cápsula articular do ombro, encurta e desenvolve grossas aderências e/ou tecido cicatricial. O termo médico é CAPSULITE ADESIVA. Os movimentos da cabeça do úmero (osso do braço que compõe o ombro) ficam impedidos na rotação e deslizamento apropriados o que os torna restritos e dolorosos.

sábado, 26 de junho de 2010

Um exemplo de luta

Adeus minha querida amiga Claudia!

Você me ensinou o que é ser uma mulher excepcional.

Um ser humano luminoso que irradiou força e alegria desde que a conheci.

Enfrentou com a coragem dos bravos sua longa batalha.

Você me lembra as figuras heróicas com caráter único e de integridade surpreendente.

Me despeço de você com a certeza de que tive a chance rara de conviver com alguém muito, muito especial.

Minhas lágrimas são de emoção por saber que se despediu de forma tranquila e serena cercada por seus queridos.

Seu sorriso está comigo, assim como seu último abraço apertado e carinhoso.

Me despeço com o coração saudoso, desejando para você o descanso merecido dos grandes lutadores.

Meu coração é seu minha brava guerreira! 





Para você que não a conheceu, ela lutou bravamente contra o câncer, uma batalha de mais de 10 anos. Tenho a felicidade de dizer que a conheci como minha paciente logo após sua primeira intervenção,  e     que  depois, ao     longo do tempo desenvolvemos uma amizade única e especial.
Era profissional com mestrado em Educação Física, foi professora na Universidade Gama Filho, foi minha aluna na   Faculdade de Fisioterapia, minha estagiária, monitora nas aulas de Anatomia Palpatória, sempre se destacando pela sua  qualidade e dedicação. Continuou trabalhando todo o tempo.

Era tão determinada e feliz que muitas vezes esquecíamos da sua luta. Estava sempre animada!

Ah! Como se não bastasse era linda; tão linda que a cabeça raspada só enaltecia sua beleza.
Sua postura tinha uma nobreza natural.
Nos fins de ano nos reuníamos para almoçar e, na última vez que nos vimos, há um mês e meio, ela  planejava fazer  novas formações na área, pois queria aprender mais. 
Parece demais para ser verdade? Mas é! Eu a conheci e posso dizer o quão incrível ela era!

 Brava essa minha amiga!!!!!