domingo, 19 de setembro de 2010

Tratando a causa, não o sintoma.


O princípio do conceito de globalidade.

Os meios de comunicação têm abordado problemas globais do planeta, tais como : o desmatamento, o aquecimento global, a alteração climática... Um problema ambiental em um extremo longínquo do planeta nos afetará mais cedo ou mais tarde. Os estudiosos confirmam que para melhorar a saúde do planeta, além das ações locais, são necessárias soluções globais. Não basta reciclar o lixo doméstico, também teremos que diminuir a emissão de gases na atmosfera, por exemplo.

Será que acontece o mesmo com o equilíbrio corporal? Uma dor articular ou uma tensão nas costas podem ter origem em outra parte do corpo? E se é assim existe uma terapia que siga a filosofia de poder melhorar esses desequilíbrios respeitando a natureza global do ser humano?
Em 1947, a fisioterapeuta francesa Françoise Mézières (1909-1991) elaborou um método que leva seu nome para tratar os desequilíbrios corporais. Técnicas corporais como o RPG - Reeducação Postural Global - de Phillipe Souchard, a Antiginástica de Therèse Bertherat, GDS de Godelieve Denys-Struyf, Iso- Stretching de Bernard Redondo, entre outros partem dos princípios que ela enunciou pela primeira vez.
Alguns deles foram alunos dela; Souchard foi seu discípulo direto e Denys-Struyf, sua desenhista.
Que luxo, uma mestra com tantos alunos brilhantes! Quantos frutos renderam seus ensinamentos...
O método Mézières continua evoluindo até hoje incorporando os avanços científicos dos útimos anos.

Ela foi visionária, genial, responsável por uma profunda mudança no pensamento clínico, mas acima de tudo corajosa. Imaginem a reação da classe médica a seus princípios desafiadores? Como alguém seria capaz de desafiar o conhecimento analítico "brilhantemente " construído ao longo de tanto tempo? 
Pensando bem...Até hoje alguns médicos "torcem o nariz" e estranham essa idéia.

Durante muitos anos a Medicina manteve uma visão parcial do corpo humano, concentrando-se na especialização através de uma articulação ou patologia. Assim se criou toda uma série de sistemas complexos de avaliação e tratamento que permitiram grandes avanços na solução de fraturas ou próteses articulares. Mas essa Medicina não tem oferecido uma solução adequada para problemas como deformidades posturais, contraturas musculares,  tendinites e bursites crônicas que não respodem a tratamentos locais. Quando  e se respodem é somente por uma diminuição temporária dos sintomas, na expectativa de uma nova crise e frequentemente com efeitos secundários negativos.

É impossível pensar em construir uma casa sem uma boa fundação... Com o nosso corpo é a mesma coisa. Os pés são a base da nossa postura. Um apoio incorreto dos arcos plantares provoca um aumento de carga nos "andares superiores": tornozelos, joelhos, quadris e coluna vertebral.
Estas sobrecargas acabam produzindo dores que o sistema neuromuscular oculta com o objetivo de amenizar dor e ou desconforto, distribuindo o problema para os vizinhos - a isso denomina-se compensação - e essa compensação sobe até o "terraço". Assim, por exemplo, um mal apoio plantar pode provocar dor na região lombar ou modificar a posição da cabeça.
Vide o acontece com a escoliose!

Porque as terapias locais não apresentam solução satisfatória para problemas como alterações posturais, contraturas musculares,tendinites crônicas, LER - lesões de esforço repetitivo - e fibromialgia ? A falta de compreensão global da anatomia é uma das razões. É imprescindível a noção de que todas as estruturas corporais são interligadas e interdependentes. Há elememtos como a fascia que comunicam todos os elementos, e organiza o corpo em "cadeias musculares".

Como já postei anteriormente, não defendo uma técnica específica para tratamento fisioterápico mas uma filosofia de trabalho que leve em conta o conceito de globalidade e que acima de tudo respeite a individualidade biológica. Aliás essa lei tão básica em biologia é constantemente desrespeitada. Pergunto a você: existe alguém no mundo com impressão digital idêntica a de outra pessoa? Como então podemos tratar e esperar respostas iguais de pessoas com características tão diferentes?

O importante é que o tratamento fisioterápico seja personalizado, melhorando a postura e equilibrando as tensões nas cadeias musculares de forma progressiva. Para isso é fundamental que se faça uma avaliação física global, levando em conta até seu modo de respirar.
A chave está em recuperar as sensações de harmonia corporal e equilíbrio. Isso só é póssível com o desenvolvimento de consciência corporal aliado a massagens, técnicas neuro-musculares como a Energia Muscular, abordagem do diafragma e a correção de padrões de movimento sempre em globalidade.

Dessa forma a fisioterapia se torna ao mesmo tempo extremamente complexa e maravilhosa.
É assim que a vejo; desafiadora e apaixonante.

Presto assim a minha homenagem, com profundo respeito e agradecimento a Madame Mézières pelo seu valioso legado!


Nenhum comentário: