terça-feira, 12 de julho de 2011

Descomplicando a Tensegridade

O movimento humano é altamente complexo. Além de sua intrincada rede biomecânica, transmitindo tensões, há o sistema que a controla e organiza.

São inúmeros parâmetros para serem orquestrados a fim de produzir movimentos harmoniosos. E exatamente como numa orquestra todos os elementos precisam estar afinados e harmoniosos entre si a fim de produzir gestos organizados ou ações eficientes.
   
Porém é comum visualizarmos nossos próprios corpos de uma forma estática - "os meus quadríceps estão "aqui ", ou "esses dois músculos correm ao lado do outro ". Mas estamos em constante movimento e nossos músculos e fascias estão constantemente deslizando e se adaptando à medida que alteramos a forma de utilizar os nossos corpos.

Cada músculo é responsável por determinadas linhas de força e tensão, e como nós nos movemos, alteramos nossa forma que encurtar algumas linhas e alongar as outras. Idealmente todas as superfícies deveriam estar livres para se mover e podermos alcançar o movimento desejado com o mínimo esforço, mas isto raramente acontece. O corpo está constantemente produzindo novas fibras de colágeno - que adicionam rigidez à nossa estrutura. Uma maneira de pensar sobre isso é como um processo de poupança de energia adaptativa do corpo. Se uma área do corpo não precisa se mover muito, em vez de manter o músculo associado a uma tensão constante, o corpo pode enrijecer a estrutura, fazendo assim com que o músculo não tenha que trabalhar tão duro.

"Como seu corpo sabe onde adicionar colágeno para enrijecer um músculo?" A resposta é que ele não "sabe" onde adicionar o colágeno, apenas está constantemente produzindo colágeno ao longo de todos os músculos e fascias. Nas regiões que voce usa e movimenta constantemente seus músculos vão ficar soltos e livres para se mover, mas as áreas que estão sendo utilizadas de forma estacionária,  continuarão a enrijecer. Em outras palavras, seu corpo não tem uma resposta intencional, mas naturalmente  reforça os padrões de uso diário, ou seja, os hábitos. Temos que tomar muito cuidado com nossos hábitos.

Isso me faz querer sair da minha cadeira, da frente do computador e mover meu corpo!

Uma vez que nosso corpo é uma teia complexa de tensão único (ver Tensegridade da teoria à realidade), alterando a tensão de uma estrutura localmente (ou seja, através de um músculo ou dois), causará um impacto em cascata sobre toda a estrutura. Isso leva ao problema comum que uma adesão em uma parte do corpo resulta em dor em uma articulação em outro lugar. Um exemplo seria ter uma lesão na panturrilha que reforça, enrijecendo a rede local de tal modo que o isquio-tibial também fica encurtado, que por sua vez alterará o posicionamento do osso ilíaco, que, ao fim, pode resultar em dor lombar.  ("Tratando a causa e não o sintoma")

Assim, se alongarmos e utilizarmos plena e satisfatoriamente nossos corpos iremos mantê-los adaptados para o movimento! Se você passar a maior parte de seu dia sentado em uma cadeira ou um carro, você deve pensar sobre a quanto estímulo e carga os músculos de movimento  em suas costas e  quadris estão sendo submetidos diariamente. Isto é crítico se você ainda quiser estar dançando e correndo alegremente quando chegar aos 80 anos de idade! Tenho certeza que você quer isso! se iremos viver muito que seja com saúde e qualidade de vida não é?  Mas o que você faz se você já tem tecido cicatricial ou aderências (a partir dos músculos
sub-utilizados) que o impedem de se mover livremente agora? Se a adesão for espessa o suficiente, você não será capaz de soltá-lo apenas através de alongamento e movimento. Antes você precisa ir a um Fisioterapeuta que se utilizará de técnicas manuais (como uma "massagem" feita por profissional habilitado),  ou outras técnicas físicas como as abordagens em globalidade, o RPG - Reeducação Postural Global - por exemplo. 

Um grande livro para aprender mais sobre a fascia, a rede global e de como as forças fluem através dela é o Trilhos Anatômicos: Meridianos Miofasciais para Terapeutas Manuais e do Movimento. Tom Myers realiza dissecações de cadáveres frescos, o que lhe permite extrair longas cadeias de fascia antes que se endureçam. Técnicas de dissecção tradicional com cadáveres preservados causam alterações nas várias camadas da fascia que endurecem e colam entre si, o que torna muito difícil entender as estruturas funcionais do corpo.
De posse de tais informações é impossível pensar analiticamente ao olhar para uma pessoa se movimentando. Urge que nosso pensamento se dirija para a globalidade, o modo integral de abordar os problemas que impedem o movimento saudável e harmonioso.

É raciocinar em tensegridade! Ela pode ser complexa mas vamos enfrentar esse desafio com tenacidade, 1º: para que possamos tratar nossos pacientes com mais segurança, já que muitas vezes o local da queixa de dor não é, na maioria das vezes, a origem do problema.
E 2º : para que possamos responder à pergunta:
 "Viver muito?"  com:  "Sim! e com qualidade de vida!!!!!"
  
Nota// tenho o prazer de dizer que recomendei esse livro "Trilhos Anatômicos: Meridianos Miofasciais para Terapeutas Manuais e do Movimento"  aos meus queridíssimos alunos desde a sua 1ª publicação em 2001.Seus conceitos estiveram sempre tão à frente, que por muitas vezes numa primeira olhada pode-se não notar sua importâcia. À medida que o tempo passa ele se mostra cada vez mais relevante. 

Fonte:BeingHuman

Nenhum comentário: