domingo, 19 de dezembro de 2010

6 bons motivos para que todas as mulheres exercitem os MAP

A ginástica para os MAP - Músculos do Assoalho Pélvico - ou Ginástica Pélvica é um elemento essencial para a saúde física, sexual e emocional ao longo da nossa vida. No entanto, essa área do corpo é frequentemente negligenciada.

Porque os músculos do assoalho pélvico são tão importantes, e porque todas as mulheres deveriam fazer exercícios regulares para maximizar o seu desempenho?

1. A Ginástica pélvica é a melhor maneira de combater a incontinência urinária de esforço.
Uma em cada três mulheres que nunca tiveram um bebê, passarão por um episódio de incontinência em algum momento de suas vidas, quando as atividades comuns, como rir, espirrar ou saltar levá-las a perder pequenas quantidades de urina. Às vezes os sintomas aparecem imediatamente após o parto, mas para muitas mulheres, os anos passam, antes que percebam que têm um problema.

Felizmente, a boa notícia, é que não será necessário o uso de absorventes para sempre. Mais de dois terços das mulheres que tentam os exercícios do assoalho pélvico - e os executam adequadamente - são curadas de sua incontinência de esforço, sem a necessidade de medicamentos ou cirurgia.

2. A ginástica pélvica melhora a resposta sexual.
Os músculos pélvicos são diretamente responsáveis pela quantidade de sensações de uma mulher  durante a relação sexual, e para a quantidade de aderência (contato) sentida por seu parceiro.
O exercício melhora o tônus muscular, o que significa que o músculo fica com mais volume, isso permite maior contato durante o coito. Os músculos fortes e firmes têm mais terminações nervosas, e mais terminações nervosas significam mais sensações.

Contrações rítmicas dos músculos contribuem para despertar a capacidade de atingir o orgasmo.
Muitas mulheres relatam que são capazes de atingir o orgasmo mais facilmente, e que os seus orgasmos são mais poderosos, após um programa de exercícios pélvicos.

3. A Ginástica pélvica contribui para um trabalho de parto mais fácil e melhor recuperação após o parto.
Mais de metade das grávidas relatam incontinência, a experiência com os sintomas geralmente persistem por um ano após o nascimento. Até 12 meses mais tarde, uma em cada cinco mulheres ainda tem sintomas que se agravarão ao longo dos anos.
Exercícios de fortalecimento pélvico, antes ou durante a gravidez, podem reduzir significativamente o risco de incontinência mais tarde.

E a melhor notícia de todas para as mulheres grávidas é que um programa de exercícios durante a gravidez tem demonstrado um efeito positivo sobre o trabalho de parto.

4. A Ginástica pélvica é uma excelente defesa contra a incontinência de urgência, comum entre as mulheres com idade mais avançada.
A incontinência de urgência é a forma mais comum de incontinência em mulheres acima de 70 anos, e provocam grandes alterações indesejáveis no estilo de vida.
A incontinência de urgência é um problema complexo, com muitos fatores, mas uma musculatura forte aumenta as chances de sucesso do tratamento. Assim, o compromisso com um programa eficaz de exercícios do assoalho pélvico, em décadas anteriores pode ser a melhor defesa da mulher contra a incontinência na velhice.

5. A Ginástica Pélvica é um elemento fundamental no condicionamento físico total.
Os músculos do assoalho pélvico são escondidos da vista e podem apresentar fraqueza significativa até em um corpo saudável e tonificado. Muitas mulheres que se orgulham de elevados níveis de aptidão aeróbica ficam chocadas ao descobrir que esta importante área do seu corpo é fraca e pode deixá-las para baixo na meia-idade. Ironicamente, as atletas do sexo feminino precisam prestar atenção especial a estes músculos, já que as atividades desportivas dão ainda mais trabalho aos MAP, já que resultam em maior pressão sobre o assoalho pélvico no seu dia-a-dia. No entanto a maioria dos treinadores ignora essa área por completo!
Você vai querer arriscar? Eu não recomendo!

6. A Ginástica Pélvica interage direta e intrinsecamente com o Core Training.
Ao exercitarmos o nossos MAP, automaticamente ativamos o músculo tranverso do abdomem, isso faz com que se facilite a sua contração de forma mais efetiva. Como já visto em postagens anteriores, os Map e o transverso são componentes do Core; MAP e Core são interdependentes. Sabemos também que o Core ativado nos deixa mais fortes e defendidos de  lesões e dores na coluna lombar e na pelve, então ativar os MAP é sinônimo de ativar Core.

Felizmente as mulheres podem tomar o controle dessa área do corpo para si. Exercitar os MAP - Músculos do Assoalho Pélvico - exige empenho pessoal e acesso à informação de qualidade. Mas, tendo em conta estes fatores, a maioria das mulheres pode conseguir isso através de um programa de criterioso de exercícios,  com apoio e supervisão.

No meu  consultório ofereço atividades semanais em grupo.
Venha experimentar, fazendo uma sessão sem compromisso!

Vamos lá! Tome a dianteira e para o novo ano que se aproxima, se dê de presente essa consciência, se fortaleça de dentro para fora e viva plenamente sua condição de mulher!

Nenhum comentário: