sexta-feira, 24 de junho de 2011

Alongar ou Liberar o Psoas ? Eis a questão...

Dediquei vários posts ao músculo Psoas e se o fiz foi com razão. 
Me deparei com vários pacientes e alunos - desde os tempos de aula de ginástica e musculação como educadora física - com um quadro inquietante. O encurtamento muscular era a característica mais marcante, e, ao mesmo tempo não eram observados beneficios através de alongamento.
Talvez voce já tenha se deparado com isso também, em aulas de Yoga e nos meditadores, parece que nenhum alongamento dá resultado, a despeito da dedicação e/ou dos diversos métodos utilizados.
O que estaria provocando essa resistência toda, essa "teimosia" especialmente dos músculos em torno do quadril, como por exemplo o Psoas ou os posteriores de coxa, chamados de isquio-tibiais, compostos pelo Biceps femural, o Semi-membranoso e o Semi-tendinoso? Hamstrings da imagem acima.
O Ponto crucial é que um músculo que está muito tenso, não pode ser alongado enquanto não estiver livre dessa tensão. Temos que aprender a liberar a tensão e/ou trauma de um músculo, a fim de chegar ao ponto de podermos alongá-lo.

Isso é explicado por fenômenos neuro-fisiológicos e biomecânicos relacionados com padrões posturais que alteram padrões de movimento, levando a uma série de compensações. E, de longe, os músculos que mais apresentam essas alterações compõem o complexo-lombo-pélvico.
Lesões dos posteriores de coxa são comuns e, apesar disso, não tão simples de curar. Imagine quando se trata de uma lesão no Psoas?  

Então, uma dica bem simples. Se você ou o seu paciente, ou seu cliente, ou ainda seu aluno não sofre com dor na parte inferior das costas, quadris, ou na virilha, você deve fazer alongamentos para o  Psoas e músculos da região do complexo-lombo-pélvico.
 
Mas, se há presença de dor, tensão no quadril, dores lombares, dor na virilha etc, então o trabalho de liberação do Psoas seria ótimo para você. Sempre com a ideia de que quando estiver pronto, você segue com um trabalho mais intenso, levando-o de volta à funcionalidade. A cura, ou a recuperação começa com a consciência corporal.

Suavidade para perceber, depois, aos poucos incrementamos o movimento, a velocidade, o equilíbrio, sempre na direção da funcionalidade. Afinal vida é movimento.

Distensionar, liberar o Psoas nos faz recuar um pouco para ouvir o nosso corpo e chegar a uma melhor compreensão de como ele funciona.

A saúde física, emocional e postural são baseadas em uma instância que apresenta as articulações flexíveis (livres) com músculos tonificados. Às vezes um alongamento do Psoas é exatamente o que você precisa para conseguir isso, mas um trabalho de liberação dele é uma bela maneira de curar o corpo e / ou complementar um programa de treinamento mais intenso, como o Core Training.

Bons trabalhos!!!!!!!!

Nenhum comentário: