segunda-feira, 26 de julho de 2010

Treinar o Core ajuda na dor lombar, mas...



Redefinindo a força do Core.

O treinamento do Core  ou Core Training  tem o objetivo de auxiliar na estabilização, coordenação e organização dos movimentos humanos.

Muitas vezes nos esquecemos que o músculo só é forte na proporção de sua elasticidade. Se fica encurtado devido a exercícios mal planejados e/ou executados, perde seu potencial de força e pior, pode trazer lesão e dor.

O que temos que fazer antes de desenvolver a força do Core, é relaxar, pelo menos, um músculo essencial : o Psoas.

Os músculos flexores do quadril, e o psoas é um deles, além de suas outras incumbências, têm papel importante na nossa vida, e hoje com as horas que passamos sentados eles acabam por se encurtar cronicamente,  perdendo sua elasticidade.

E o que acontece? Bem, ao se encurtar, o Psoas tende a nos "fechar" pelo quadril, mas como temos que manter a posição ereta, nossos músculos das costas (paravertebrais e outros) ficam sobrecarregados.
Além de vencer a força da gravidade para nos manter eretos, eles têm que vencer a tensão dos flexores do quadril.
Ao fazer isso eles se tensionam excessivamente, provocando muitas alterações, entre elas : diminuição dos espaços entre as vértebras da coluna lombar, torácica (dorsal) e até da cervical (pescoço), alteração da curvatura lombar  (hiperlordose), horizontalização do osso sacro e etc.

É comum nos sentirmos rígidos e com dificuldade para nos erigir ao levantar da cama pela manhã, se ele estiver tenso e/ou encurtado.

Se, além disso, estivermos passando por uma experiência estressante, o quadro pode se agravar. 

Nos identificar como máquinas pode limitar nossa liberdade como seres humanos.

Lembram que o Psoas é o músculo da emoção?

Sendo assim, se começarmos a treinar o Core sem perceber e portanto sem corrigir essa alteração estaremos correndo o risco de nos lesionarmos. Isso quer dizer que antes de começar um programa de Core Training é indispensável uma avaliação criteriosa, sem a qual iremos ao invés de prevenir e tratar, machucar e até provocar dor lombar!

Com a questão fundamental da sobrevivência humana em nossas mentes, convido você a reavaliar o que é realmente vital na nossa existência.

Ir do modelo fragmentado biomecânico para uma percepção integrada não é uma tarefa fácil.

Geralmente estamos atrás de soluções imediatas, porém gostamos quando são complexas.
Quando nos oferecem soluções que envolvem algo mais simples, como por exemplo, o desenvolvimento da consciência corporal , desconfiamos, será que prestar atenção em nosso corpo, em nossas sensações poderá ser um passo inicial para algo tão grandioso?

A resposta é sim!

Se você está entre as pessoas que tentaram realizar a ativação do músculo transverso do abdomem e não conseguiu, pode ser uma das que apresentam problemas de encurtamento ou aumento de tensão no seu psoas.

Então, antes de ativar o transverso tem que aliviar a tensão do Psoas. Se ele pode se tensionar devido a estresse, temos que avaliar suas condições antes de começar a treinar o Core.

O psoas é um músculo tão interessante: é complexo do ponto de vista biomecânico e além disso apresenta essa particularidade de "comportamento" emocional.

Em várias ocasiões presenciei reações não comuns à manipulação muscular, tais como: aumento de frequência respiratória, enjôo, palidez, sudorese fria e choro. É! Até choro, mas como?

Há uma linha de terapia, a Bioenergética que aborda o psoas nas suas sessões.

Ele desperta tanta curiosidade que até já ganhou um livro com seu nome : The Psoas Book.
 
Até hoje não atendi nenhum caso de dor lombar que não apresentasse uma alteração significativa da tensão normal do psoas.

As pessoas atendidas por mim o conhecem. Costumo brincar, dizendo que ele se "zanga", que tem "mau humor" e que demora para se "acalmar".

Isso sem falar da questão primal, a relação da postura ao longo da evolução da nossa espécie, mas isso é assunto para outro post...

Para não ficar só nas palavras vamos à ação. A seguir duas dicas simples para aliviar a tensão do psoas:
  •  Em casa você pode deitar de barriga para cima, em frente ao sofá da sua casa, com as costas apoiadas no chão e as pernas dobradas, formando um ângulo de 90° entre as coxas e o tronco e o tronco e o joelhos.Suas pernas ("batatas" das pernas) devem se apoiar na assento do sofá.
Obs// Você não deve se deitar diretamente no chão mas sobre um colchonete ou tapete, com travesseiro sob a cabeça.
Nessa posição, você deve respirar suave mas amplamente, visualizando a expansão e o recolhimento de seus pulmões. Você se lembra da estreita relação entre o psoas e o Diafragma?
Ao final do dia faça esse relaxamento, mas antes de realizá-lo preste atenção em todo o seu corpo para comparar as sensações antes e depois de ter feito essa prática. A duração pode ser de 2 a 5 minutos.
  •  Para iniciar um dia com mais conforto, antes de se levantar da cama, fique deitado de costas com as pernas flexionadas e pés apoiados na cama. A seguir abrace uma das pernas e estique a outra apoiada na cama. Repita com a outra perna. Faça novamente agora tentando que a perna de baixo cresça como se a tivesse espreguiçando (sempre apoiada na cama). Aí sim você pode se levantar.
Espero que essas dicas possam ajudá-lo(a) a levar uma vida mais plena e confortável.

É um bom começo para entrar em contato com essa percepção tão importante no nosso dia-a dia.

Um comentário:

Denise Bastos disse...

As vezes eu fico me perguntando se em algum momento conseguiremos ter pleno conhecimento do nosso corpo?!É sepre um desafi0 vou testar! sabe porque ? não quero ser apenas uma profissional quero chegar a terceira idade em plena forma...potanto que venha psoas,transversos e perineos fortalecer essa lombar sofrida rsrsrsrs