sexta-feira, 23 de julho de 2010

Osteoporose - Como lidar com esse fato anunciado? II


Vocês se lembram do post Osteoporose- como lidar com esse fato anunciado?

Lá abordei o assunto sob a ótica da prevenção, mas não quer dizer que não há o que fazer se voce já  a tem, muito pelo contrário.

Há alguns dias, quando estudava, achei uma informação importante para quem tem osteoporose.

Para os portadores de osteoporose a atividade física de preferência ao ar livre, sob o sol é fundamental.
  • Mas existe um porém para os que a apresentam na coluna vertebral : a atividade física mais danosa é aquela que coloca carga anterior nos corpos vertebrais, ou seja, nos exercícios de flexão da coluna para frente.
Contra-indicação: exercícios com carga em flexão de tronco.


Exemplo: se alguém levanta um peso de 1 kg de um carrinho de compras (o que não é difícil de ocorrer), utilizando os braços que tem aproximadamente 50 cm de comprimento, a carga é balanceada pelos músculos paravertebrais, que estão ao lado da coluna vertebral. A carga no corpo vertebral pode ser aumentada 50 vezes; então a carga que inicialmente era de 1 kg passa a ser de 50kg!!!!!

Para quem se interessar por esse cálculo : (peso(x)  x  comprimento(y) = 1(x)  x 50(y) = 50(xy)).

  • Outra dica é a de que se faça exercícios de equilíbrio, para afastar o risco de fratura de colo de fêmur e de punho, já que estão relacionados não somente com a osteoporose, mas também com a suscetibilidade para queda.

Os exercícios bem controlados e apropriadamente projetados devem motivar a população sedentária a adotá-los como um componente constante em suas vidas diárias. Se os exercícios forem lúdicos e prazerosos serão mais facilmente adotados.

Exercite-se para evitar e minorar os males que a osteoporose traz e assim melhorar sua qualidade de vida e garantir seu bem estar.

O ditado "É melhor prevenir do que remediar" é totalmente apropriado para essa questão.

Nenhum comentário: