domingo, 27 de março de 2011

Mulher, esse post é para você! Corrida e incontinência urinária.


Incontinência urinária ( perda de urina durante o exercício) - induzida pelo exercício é mais comum do que você pensa, e a boa notícia é que é tratável.
Esse é um tema que tenho muita vontade de escrever : incontinência urinária induzida pelo exercício, ou seja, vazamento de urina quando você se exercita. Por quê? Porque é mais comum do que se poderia pensar, e se uma atleta ou uma mulher que goste de correr ou se exercitar possa se tratar e resolver seu problema por causa desse post, vou ficar  muito feliz. É um problema de saúde. Sem piadas sobre xixi ou pelve - isso é coisa séria.

A Dra. Virginia Smith, uma ginecologista norte-americana, explica que a "incontinência urinária" é o "termo médico para incontinência urinária que ocorre durante o estresse físico, que inclui não só a corrida, mas até mesmo ações tão comuns quanto espirrar. "Incontinência urinária induzida pelo exercício" é simplesmente um termo descritivo para incontinência urinária que acontece especificamente quando a pessoa se exercita.Primeiro de tudo, você deve saber que 30% a 40% das mulheres têm problemas com a perda de urina durante o exercício, e isso se considerarmos até o ponto onde ela incomodou (muitas não chegam a relatar). Esse é um percentual muito alto, se você pensar sobre isso. Por exemplo, em um evento de corrida  havia 1.239 finalistas do sexo feminino. Se 30% a 40% das mulheres apresentassem incontinência urinária induzida pelo exercício, isso significaria que entre 371 e 496 mulheres se sentiram desconfortáveis ​​devido à perda de urina. No entanto, o número não seria tão alto, porque? Provavelmente  porque "O principal problema [da incontinência urinária induzida pelo exercício] é que muitas vezes limita as mulheres em atividades que iriam participar, por causa da preocupação e dos inconveniente da incontinência. "Então, provavelmente havia, não só nesse evento, mas nesse momento, muitas mulheres que querem realizar uma corrida, se exercitar ou até mesmo correr com os amigos, que não o fazem por causa da incontinência urinária induzida pelo exercício.
Em segundo lugar, você deve saber que existem tratamentos, as coisas que você pode fazer, bem como ambas as opções cirúrgicas e não cirúrgicas que você pode conversar com seu médico a respeito - para a incontinência urinária induzida pelo exercício. Todas as mulheres são incentivadas a fazer os exercícios de Kegel, que fortalecem os MAP - músculos do assoalho pélvico feminino. As mulheres que estão muito acima do peso podem notar que perder peso vai fazer a diferença.

Quando você discutir sobre isso com seu ou sua médica, ele fará com que você preencha um diário miccional, muitas vezes considerado uma tarefa tediosa, mas extremamente útil e reveladora. através dele é possível melhorar a função da sua bexiga e regulá-la através de ajustes simples na ingestão de líquidos.

Conversar com o seu médico também é importante porque, segundo a Dra. Smith, "Há mulheres que apresentam vazamento apenas com o exercício prolongado, talvez, ou com tosse persistente devido a um forte resfriado. Essas pessoas podem ser ajudadas através de um dispositivo de suporte para proporcionar um apoio suplementar à sua uretra durante estas situações ocasionais. Utilizar um tampão, um diafragma ou um dispositivo de suporte de incontinência chamado pessário que podem ser inseridos quando necessário e, em seguida, removidos pode ser uma grande ajuda". Ela acrescenta que a incontinência urinária induzida pelo exercício é mais comum à medida que as mulheres envelhecem, e também mais comum em mulheres que deram à luz.

No dia 20/03 último, a Folha.com apresentou a seguinte reportagem : Incontinência urinária afeta esportistas.
Vale a pena conferir.

Nesse post a Dra Tathiana Parmigiano, ginecologista, nos informa que atletas de ginástica, vôlei, basquete, levantamento de peso, hipismo, salto em altura, com vara e em distância são as mais suscetíveis a sofrer com a incontinência urinária. 

Os esportes listados têm em comum o alto impacto, que pode sobrecarregar a musculatura do assoalho pélvico, grupo de músculos que sustenta a parte baixa do abdome, da nossa pelve.
Na pesquisa que a médica conduziu, por meio de questionários nas seleções, 27% das judocas se queixaram de perda involuntária de urina. Entre as atletas de basquete, o percentual foi maior --32%.
"Muitas perdem pouca urina e não costumam contar. A ideia é conscientizar as atletas de que qualquer tipo de perda de urina não é normal", diz Tathiana. 

Para reduzir a incontinência, a ginecologista recomenda exercícios para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. "Para mim, toda atleta tem que fazer esse exercício. É uma contração parecida à que se faz quando se está fazendo xixi e tem que interromper o jato subitamente", afirma a médica.
Segundo a ginecologista, o problema não afeta apenas atletas de alto rendimento mas também esportistas em geral, as que gostam de se exercitar.

Você pode encontrar mais informações em : Assoalho pélvico, ilustre desconhecido e 6 bons motivos..

Converse com seu médico se você tem escapamento da urina durante o exercício!

Em seguida procure um(a) fisioterapeuta especializado(a) para ministrar um programa seguro e eficiente de fortalecimento de seus MAP.

É mais fácil do que você pensa! Volte a se exercitar, faz parte da vida feliz e saudável!!!!








Nenhum comentário: