terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sexo e Fisioterapia : Desmistificando tabus

Pompoarismo na fisioterapia? Sim!

Reeducação perineal  ou dos músculos do assoalho pélvico -  MAP - através do pompoarismo é uma questão de saúde. Saúde da mulher.

Como?

O pompoarismo é uma técnica milenar cuja origem se perde no tempo, se desenvolveu na Tailândia,  se difundiu em vários países do Oriente e mais recentemente despertou a curiosidade do Ocidente.

As tailandesas desenvolveram alto grau de controle sobre a musculatura do assoalho pélvico e se apresentam em shows que deixam a platéia abismada pela sua habilidade.
Chegamos a desconfiar se é possível desenvolver tanta potência e controle sobre essa musculatura.
Bem, é verdade que treinam desde a infância; é uma questão cultural.

O que vem a ser o pompoarismo?
É uma técnica que se utiliza do comando sobre os músculos do assoalho pélvico - o músculo pubococcígeo, os músculos circunvaginais e os grandes lábios da vulva da mulher - para aprimorar a performance sexual.

O nome tem origem no idioma Tâmil, falado no Sri Lanka e Sul da India.

Pela própria definição o enfoque é erótico.

Há cenas polêmicas em filmes como o australiano "Priscilla a Rainha do Deserto", de 1994 e o franco-japonês "O império dos sentidos", de 1976  que demonstram alto nível de controle da musculatura pélvica.

Ao estudar seus exercícios observei que para chegar a tal ponto de controle é necessário não só força e resistência mas muita coordenação. Esse nível de habilidade só é possível através de muito treino que leva ao desenvolvimento de percepção corporal e da consciência dos músculos do assoalho pélvico (MAP).
É muito comum encontrarmos pessoas que não tem ideia do que é contrair o assoalho pélvico e isso pode acabar por ser um problema.
Lembram  do : Use-os ou Perca-os?

Pois é! Imaginem a dificuldade quando tivermos que tratar a incontinência urinária através de movimento? Será fácil se não soubermos o quê ou como contrair?
Há vários estudos que abordam a dificuldade do entendimento e aprendizagem correta dessa contração, influindo no resultado das pesquisas. As mulheres entendem racionalmente o que devem fazer mas a execução é falha.
E quanto às alterações comuns da menopausa? A alteração hormonal que faz com que os músculos fiquem flácidos, que a vagina resseque e que a libido diminua; vamos esperar sentadas vendo isso acontecer ou podemos nos prevenir?

Sabe-se que os MAP, são constituídos por fibras de contração lenta, o que quer dizer que são mais resistentes, capazes de se manter sua contração por longos períodos. Mas também tem fibras de contração rápida. É preciso treiná-las com o mesmo empenho que exercitamos o restante do nosso corpo.

A base de todo trabalho está na sua conscientização.

A proposta é a utilização na Fisioterapia de exercícios que fazem parte do repertório do pompoarismo para torná-los mais lúdicos e aprazíveis, ou seja, o pompoarismo acrescenta muito ao tratamento fisioterápico.

Vou citar uma série de fatos que fundamentam  isso:
  • Há um trabalho publicado por fisioterapeutas falando dos exercícios do assoalho pélvico com o objetivo de melhora da vida sexual. Estudou-se mulheres anorgásmicas que melhoraram seus resultados após tratamento com exercícios para os MAP.
  • A fisioterapeuta e pesquisadora Kari Bo fez um estudo denominado meta-análise, aonde por 5 anos pesquisou um número expressivo de publicações científicas ao redor do mundo.  Ao final constatou que a terapia mais adequada, ou "terapia de ouro" para as alterações dos Map é a cinesioterapia.A cinesioterapia é a forma de tratamento através de exercícios. A partir desse estudo ocorreu uma revolução no tratamento das disfunções uro-ginecológicas.
  • Kegel, médico californiano,descobriu  por volta de 1945 que seu programa de exercícios apresentou bons  resultados em relação à incontinência urinária e "efeitos colaterais" maravilhosos e inesperados : a melhora da vida sexual de suas pacientes.Ora, quando exercitamos nossos músculos eles não hipertrofiam?  Aumentam de tamanho? Se isso acontece nos músculos que circundam a vagina eles provocarão maior contato não é? Portanto...
  • Diversos artigos abordaram a dificuldade de manter as mulheres se exercitando, já que muitas abandonam o tratamento alegando acharem aborrecido e repetitivo. Sessões de exercícios baseados na propriocepção e com maior enfoque na qualidade do que quantidade e associados a respiração representam uma  motivação a mais para se trabalhar.
  • Além disso os MAP são componentes do Core, portanto fundamentais para a estabilização lombo-pélvica.

Os exercícios podem ser livres ou com acessórios como os cones que se apresentam em pesos variados, agindo como os 'Halteres" vaginais, as "bolas Ben-Wa", os colares tailandeses e os vibradores que foram agregados mais recentemente.
Como dito antes não se trata somente de um treino de ganho de força, mas de coordenação, da noção de contração concêntrica e excêntrica dessa musculatura e de muita percepção corporal. É fundamental que a respiração esteja coordenada com os períodos de contração e relaxamento.

Para finalizar o pompoarismo pode e deve ser praticado sob orientação, adequando-o as características individuais, já que traz benefícios distintos, tais como :  A) sexual, B) sustentação dos  orgãos pélvicos, C) incontinência urinária, D) biomecânica lombo-pélvica (tratando e prevenindo dor lombar e sacroílíaca), E) no parto natural (sendo treinado antes da gestação - se for durante não se deve utilizar os acessórios - auxilia na hora da saída, conhecida como fase de expulsão do bebê).

No processo do treinamento adquire-se qualidades físicas que unem o útil ao agradável.

Ao associarmos essa técnica com o embasamento científico necessário para o desenvolvimento de um programa de exercícios seguro e eficaz realizamos um trabalho que nos deixa fortes de dentro para fora.

São tantos os benefícios que vale a pena treinar.

Em Agosto de 2007, eu e a querida Renata Alves Resende, também fisioterapeuta, após extensa pesquisa e estudo, montamos um workshop denominado " Reeducação Perineal : Pompoarismo e Fisioterapia" que já foi ministrado algumas vezes com muito sucesso.

Logo após 1º workshop, a pedidos das próprias participantes, comecei a desenvolver a - Reeducação Funcional dos MAP - no meu consultório na Barra, em sessões semanais de grupo para mulheres. Hoje, 3 anos após, obtivemos resultados muito bons.
Nesse trabalho reúno exercícios oriundos do pompoarismo, da cinesioterapia clássica para as disfunções dos MAP, de técnicas de reeducação postural e de concientização corporal, sempre levando em conta que todas as estruturas do corpo são interconectadas e interdependentes. Sendo assim é um método em contínuo aprimoramento  que se destina a manutenção de tratamento e prevenção de distúrbios dos MAP, e acima de tudo, a promoção da saúde e bem estar.
Os relatos mais comuns são de maior estabilidade, força e vitalidade no dia-a-dia, além da melhora na qualidade de vida sexual.

Nenhum comentário: