Em ano de eleição é importante refletir mais detidamente sobre qualidade de vida e bem estar.
Nossos governantes são responsáveis por nós mas nós é que os escolhemos, portanto...
Hoje, pesquisando sobre o assunto encontrei no site INVIVO da Fiocruz o artigo : "Saúde, sociedade e qualidade de vida" de Paulo M. Buss, professor de Saúde Pública e Presidente da Fiocruz.
Quero compartilhar uma parte do texto:
"A Carta de Ottawa - um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida - afirma que são recursos indispensáveis para se ter saúde:
- paz
- renda
- habitação
- educação
- alimentação adequada
- ambiente saudável
- recursos sustentáveis
- equidade
- justiça social
Isto implica no entendimento de que a saúde não é nem uma conquista, nem uma responsabilidade exclusiva do setor saúde. Ela é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam, de forma particular, em cada sociedade e em conjunturas específicas, daí resultando sociedades mais ou menos saudáveis".
Esse trecho nos conduz a pensar o que?
Pelo menos na nossa responsabilidade sobre o que nos acontece.
Termos a consciência de que nossa participação nesse cenário é fundamental, nos motiva a participar efetivamente do processo de busca da verdadeira saúde, bem estar e qualidade de vida.
Em um país com sérios problemas de educação fica difícil o simples entendimento do que significa saúde, mas educadores e professores apaixonados como eu, não desistem de fazer com que essas informações ganhem eco nesse grande território chamado Brasil.
Como a grande maioria de nosso povo não tem acesso a EDUCAÇÃO no sentido real dessa palavra, portanto sem acesso justo a informação e que não tem a noção mais básica de seus direitos e deveres como cidadão, pode votar com bom senso e consciência?
A educação sempre foi foco de meu interesse pois acredito que é através dela que podemos nos desenvolver.
É o que temos de mais valoroso e que nos deixa com poder de decisão e capazes de escolhas sensatas.
Escolhas essas que se refletem em todos os setores da nossa vida.
Se cada um de nós agir com ética, buscando, desenvolvendo e divulgando hábitos saudáveis estaremos contribuindo para que um dia tenhamos uma população mais saudável e feliz.
Vamos às urnas com a consciência da nossa CO-RESPONSABILIDADE, munidos de informação e depois de muita, muita reflexão.
Esse é um dos passos mais importantes que podemos dar em direção ao nosso bem estar.
Vale muito a pena ler
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=8&infoid=34
Nenhum comentário:
Postar um comentário