terça-feira, 6 de julho de 2010

Gerry Maretzki o início de uma longa jornada...


Que bom ter a oportunidade de falar da Gerry.
Para os que não a conhecem, ela foi e é absolutamente pioneira na área do trabalho corporal.

Sua história revela uma mulher lutadora, brilhante e inovadora nas soluções para os problemas que enfrentou.
A procura por caminhos menos fatídicos e dolorosos a fez construir as bases do seu brilhante trabalho : CORPO ANÁLISE.

Ela levou muitas pessoas a descobrirem o contato consigo mesmas.

Eu, que até então tinha uma relação de esforço máximo e dor com meu corpo, me deparei extasiada com o prazer de sentí-lo, não mais pelo desconforto dos exercícios extenuantes.
Me lembro com muita clareza do momento em que senti pela primeira vez o meu trapézio ( músculo superior que liga o ombro, coluna cervical - pescoço  e a coluna torácica - dorso) não pela tensão mas pelo seu relaxamento.
Fiquei atônita, fui pega inteiramente de surpresa, e, meio desconcertada, saí meio estranha da aula.
Cheguei em casa e chorei muito, um choro de emoção, por perceber o quanto podemos nos machucar sem saber. Também porque, como descobriria depois, compreendi o significado da consciência corporal. Como um exercício poderia produzir tantos efeitos?

Nesse instante percebi que a direção a ser seguida tinha que ser outra, não poderia mais infligir isso a mim nem aos outros. (Na época era professora de Educação Física, dava aulas em academia de ginástica localizada e musculação e treinava canoagem;  na verdade eu "malhava muuuuitooo".)

Isso foi em 1990, e, sem dúvida, foi o marco da mudança, do meu modo de ver e sentir o mundo.

Isso que me fez decidir fazer a Fisioterapia como formação, já sabendo como iria atuar.
Com certeza seria levando em conta o corpo em sua totalidade. Não poderia mais aceitar o pensamento fragmentado, encarando o corpo como um monte de estruturas isoladas.
Os exercícios seriam mais inteligentes, as observações e abordagens, mais sutis.

Assim a Gerry influenciou de forma decisiva o trabalho que desenvolvo hoje, ela abriu as portas para esse novo horizonte.

Suas sessões nos levavam a viagens inimagináveis, a descobertas fantásticas, e o melhor, não para fora, mas para dentro de nós mesmos! Que jornada!  Saudades do Cosme Velho...

As pessoas que já se trabalham dessa forma sabem do que falo.

Ah... e tem mais! O contato íntimo e verdadeiro com nosso corpo beneficia - e muito - a nossa mente.

Ao termos nossa respiração liberada, nossas tensões aliviadas, nossos pés realmente presentes no chão e nossas pernas firmemente nos sutentando, somos mais capazes e fortes para a vida, podemos perceber o quão prazerosa ela pode ser.

Estar bem e vivenciar o potencial energético do nosso ser é para lá de impactante.

Gerry Maretzki e Patricia Mentges
Por tudo isso e por ontem, dia 05 de Julho dia em que lançou seu livro  "CORPO ANÁLISE - Soma e psiché: contruindo uma relação equilibrada", onde registra seu trabalho que perdura mais do que muitas vidas, posso afirmar que ela faz uma enorme diferença na vida de muitas pessoas e quero agradecê-la de coração. 
Sua dedicação e seu exemplo são de contribuição fundamental para nós. Que bom tê-la conhecido!

Não posso esquecer também de mencionar a Bia Coelho, que reencontrei ontem, afinal foi ela que me levou a experimentar o trabalho da Gerry. Na época faziamos juntas o curso de formação em Shiatsu. Valeu Bia, sou imensamente grata a você.

Vocês não acham que se a pessoas estivessem bem consigo mesmas, o mundo estaria melhor?

Parabéns a Gerry!!!!!!!!

"As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, a grandeza das ondas do mar, o imenso curso dos rios, a vastidão do oceano, o movimento circular das estrelas; e passam por elas próprias sem se admirarem".
                                                                          Santo Agostinho

Nenhum comentário: