sábado, 2 de outubro de 2010

O nosso voto - uma reflexão sobre a lucidez

Pensei muito antes de postar esse artigo, mas me vejo na obrigação de, mais uma vez, falar sobre a IMPORTÂNCIA DO NOSSO VOTO, mesmo correndo o risco de parecer enfadonha, afinal falar e ler sobre política é "chato".
O trecho abaixo, do livro "Ensaio sobre a lucidez" de José Saramago, escritor português, Prêmio Nobel de literatura, falecido dia 18 de Junho do ano corrente (2010), não é só oportuno como contemporâneo.

"...falemos abertamente sobre o que foi a nossa vida, se era aquilo, durante o tempo em que estivemos cegos, que os jornais recordem, que os escritores escrevam, que a televisão mostre imagens da cidade da cidade tomada depois de termos recuperado a visão, convençam-se as pessoas a falar dos males de toda a espécie que tiveram de suportar, falem dos mortos, dos desaparecidos, das ruínas, dos incêndios,do lixo, da podridão, e depois, quando tivermos arrancado os farrapos da falsa normalidade com que temos andado a querer tapar a chaga, diremos que a cegueira desses dias regressou sob uma nova forma, chamaremos a atenção da gente para o paralelo entre a brancura da cegueira de há quatro anos atrás e o voto branco de agora..."

É para respirar fundo... não é? Causou  a você o mesmo impacto que a mim?

Escrito em 2004 esse romance trata do maior símbolo da democracia, o VOTO. Nele os eleitores parecem questionar profundamente o sistema de sucessão governamental em seu país.
Na contracapa: "A lucidez, aqui, é aquilo que se opõe à loucura, ao desvario, à demência; não se trata, portanto, de mera metáfora ou ironia.
O que se propõe é um permanente questionamento,... que por fim se revela capaz de vencer a mediocridade, a ignorância e o medo."

Com isso não quero incitar o voto em branco ou nulo, embora esse seja um direito legítimo nosso, mas sim que paremos para refletir sobre a atual situação do nosso país.

Que não deixemos para lá; que não falemos : Ah! é assim mesmo, não adianta...

Não, não consigo ficar calada e fingir que tudo está bem e que ficará bem.

Você se lembra da composição de Renato Russo : "Que país é esse?"


"Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?"


Sabem em que ano escreveu isso? 1978!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alguma coisa mudou?

Há 8 anos atrás, portanto no período de 2 governos, o atual presidente nos prometeu MUDANÇA.
O povo votou em massa esperando por essa mudança. Em relação a 1ª estrofe dessa música alguma coisa mudou? Sim, para pior. Nunca se desrespeitou tanto a constituição!

Além do mais, a candidata da ocasião, sra Dilma Roussef, não me parece estar a altura de um cargo tão exigente. Sua história política com certeza não a preparou e sua história pessoal só serve para denegrir sua imagem. Não é possível que uma pessoa  impedida de entrar nos USA, já que crimes não prescrevem por lá, seja presidente da nossa nação. Como ela poderá nos representar?

Eu quero MUDANÇA, mudança para essa situação insustentável. Aliás espero muito mais, quero me sentir respeitada como cidadã, que paga seus impostos - aliás, e o impostômetro? Você viu? Sabe que nosso governo cobra impostos altíssimos? Você vê os benefícios advindos dele? Eles se refletem no nosso dia-a-dia? Está satisfeito com nosso Sistema Único de Saúde - SUS -  e a Educação?  Com a pavimentação, asfalto sem buraco? E a nossa qualidade de vida? Que tal o nosso bem estar?Por fim a CORRUPÇÃO NO CONGRESSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quero sim mudança para que possamos confiar novamente na dignidade, na honra, no comprometimento e nobreza de caráter de nossos governantes.

Um abraço de coração para não perder a ternura, a compaixão e a esperança por dia melhores.

Nosso BRASIL, NOSSA PÁTRIA AMADA merece!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: