sexta-feira, 1 de julho de 2011

Exercícios para melhorar a dor lombar usando resistência elástica

"A dor lombar afeta 80% da população em um momento ou outro ao longo da vida. Pesquisas recentes, apontam a fraqueza dos abdutores do quadril como um fator presente na dor lombar crônica. A fraqueza do músculo glúteo médio influencia decisivamente na estabilização lateral do quadril durante o apoio uni-podal (apoio sobre uma perna só), sobrecarregando a coluna lombar.Como parte de um grande estudo sobre a presença de fraqueza dos abdutores do quadril em pacientes com dor lombar não específica, pesquisadores canadenses orientaram 10 pacientes com dor lombar a realizar um programa domiciliar de exercícios de fortalecimento abdutores do quadril com um elástico por 3 semanas.  

Os pacientes utilizaram um nível de resistência de 10-15RM (a resistência máxima que permite 10 a 15 repetições). Os pacientes realizaram abdução do quadril no plano frontal e abdução de quadril com a perna em 45 graus de extensão. Eles não aumentaram seus níveis de resistência ao longo dos três semanas. Eles foram testados para a força isométrica dos abdutores de quadril antes do estudo e comparados com 10 indivíduos controle sem dor lombar. A força isométrica do quadril foi normalizada para o peso corporal.Os pesquisadores descobriram que os pacientes com dor lombar apresentaram fraqueza importante (31%) em relação àqueles sem dor lombar antes do estudo. Após a intervenção de exercício por três semanas, os indivíduos com dor lombar melhoraram significativamente em força abdutora do quadril (12%) e tiveram uma redução de 48% na dor lombar.

Embora estes resultados sejam promissores, deve-se notar que este estudo apresentou várias limitações. Apenas 10 indivíduos com dor lombar não específica foram incluídos no grupo de exercícios. Como o nome indica, dor lombar não específica, não está relacionado com um mecanismo específico e, portanto, as deficiências entre os indivíduos podem variar muito. Não houve grupo controle verdadeiro para pacientes com dor lombar, por isso um efeito 'placebo' não pode ser descartado.

Em conclusão, pacientes com lombalgia não específica que apresentam fraqueza dos abdutores do quadril podem se beneficiar com apenas 3 semanas de exercícios de fortalecimento dessa musculatura através de resistência elástica Thera-Band para reduzir significativamente sua dor lombar."

REFERÊNCIA: Kendall KD, et al. The relationship between hip-abductor strength and the magnitude of pelvic drop in patients with low back pain. J Sport Rehabil. 2010 Nov;19(4):422-35.

Fonte:  Thera-Band Academy Low Back Pain Resource Center 

O que podemos concluir? Que há a necessidade de realização de mais estudos, mas isso não tira o valor do resultado e nos abre portas para observação e mais do que isso, a chance de atender melhor nossos pacientes com menor custo e maior eficiência.
Outra conclusão é a de que a cinesioterapia, ou seja, terapia através de exercícios tem grande valor.
A vida é movimento, exercícios terapêuticos são fundamentais para a recuperação das funções.

Porém um programa de exercícios terapêuticos só poderá ser elaborado se houver uma avaliação fisioterapêutica eficiente.

Vamos então continuar nossa procura por resultados cada vez melhores!!!!

2 comentários:

Silvia Gomes disse...

Adorei o post! Obrigada por compartilhar, beijos. Silvia.

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Oi Silvia!
Muito obrigada e não tem de quê.

Beijos