Curso Avaliação Fisioterapêutica



ÚNICO CURSO ABRANGENDO : AVALIAÇÃO ESTÁTICA, TRANSICIONAL e DINÂMICA!!!

Durante o longo período em que atuei como professora universitária e supervisora de estágio, tanto os questionamentos mais frequentes quanto a insegurança diziam respeito à avaliação fisioterapêutica.

A teoria da semiologia é segmentada, o que a torna difícil de aplicar. Aliás, a realidade atual da fisioterapia é essa. infelizmente ainda não se tem uma visão, nem tampouco uma atuação no sentido da integralidade e/ou globalidade.

Esse curso tem o objetivo de encurtar esse caminho para os estudantes e ampliar o horizonte, via novas informações, contribuindo com os programas de avaliação já adotados por profissionais. Também objetiva firmar o conceito de fisioterapia integral.

Integral ou global porque o movimento para existir envolve todos os sistemas do corpo humano e todas as estruturas são interligadas e interdependentes.

Como podemos pensar em avaliar e/ou tratar de forma segmentada? Isso é totalmente equivocado e levará fatalmente a um resultado insatisfatório, à rescidiva de lesões.

Sem dúvida alguma, a avaliação é o alicerce, a pedra fundamental de onde se construirá todo o programa de tratamento. Além do mais, na nossa prática clínica, temos que ser objetivos e ao mesmo tempo abordar o problema a ser solucionado da forma mais abrangente possível a fim de obter uma avaliação eficiente, segura e baseada em evidências científicas.

Nos dias de hoje há a necessidade crescente de informações "enxutas", ou seja, que abordem o que é indispensável e que sejam utilizáveis imediatamente após seu conhecimento.

Ciente disso fiz um apanhado geral dos tópicos fundamentais que asseguram uma avaliação eficiente para os fisioterapeutas que atuam nas lesões osteo-neuro-mio-articulares.

Conteúdo programático:

        pé e tornozelo 
       joelho
        quadril ou complexo lombo-pélvico
        coluna vertebral: lombar, torácica e cervical.
        ombro
        cotovelo
        punho  
  • Avaliação prática entre os participantes
Esse curso é ministrado em dois fins de semana;

Público alvo: profissionais de fisioterapia e acadêmicos a partir do 5º período.

Ministrante: Patricia Italo Mentges

Fisioterapeuta, Educadora Física, 

Fomação em RPG (Souchard) em 1998
Formação em ATM - Rocabado
Formação em Corrective  Exercices Specialist - CES (Especialista em Exercícios Corretivos) NASM*
Formação em Integrated Core Training, (Treinamento Integrado de Core) NASM*
Formação em Integrated Balance Training (Treinamento integrado de Equlibrio) NASM*
*Academy of Sports Medicine - NASM - USA

Membro da National Academy of Sports Medicine






Horário  8:00h as 18:00h