sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dicas para controlar a dor de artrite reumatóide: Proteção Articular - Continuação

Utilizando uma boa mecânica corporal

A forma com você posiciona seu corpo realmente afeta a quantidade de tensão e esforço que você impõe às suas articulações.
A mecânica correta do corpo permite que você utilize seu corpo de forma mais eficiente e que conserve energia.

    *Quando estiver sentado, tenha certeza de que as costas e os pés tenham um bom apoio.

    * Se você digita por longos períodos e sua cadeira não tem braços, considere utilizar suportes ou apoio para antebraço e punho. Uma superfície angulada ( inclinada) para ler e escrever será benéfico para se pescoço.
 
    * Aumente a altura da sua cadeira para diminuir o estresse no quadril e joelhos ao se levantar e sentar.

    * Para pegar objetos no chão, flexione um pouco os joelhos e o quadril. Ou sente-se numa cadeira e se incline para frente.

    * Carregue objetos mais pesados próximos ao tronco, suportando o peso com os antebraços.

    * Mantenha boa postura tanto quando estiver de pé como sentado. Postura incorreta causa má distribuição de peso e pode lesionar seus ligamentos e músculos.

Utilize suas articulações maiores para o trabalho.

Proteja suas articulações menores e mais fracas e só as utilize nas tarefas que só elas podem realizar.Ao longo do dia utilize suas maiores articulações.Por exemplo, carregue objetos com a palma da mão aberta, distribuindo o peso pelos antebraços. Deslize objetos por bancadas ao invés de carregá-los.

Evite manter as suas articulações na mesma posição por períodos prolongados de tempo.

Não dê a chance para que elas se tornem enrijecidas- mantenha-as em movimento.Quando estiver escrevendo ou realizando trabalhos manuais descanse a cada 10 ou 15 minutos, ou assim que sinta as mãos cansadas.Em longas viagens de carro, saia e faça alongamentos e caminhe um pouco pelo menos a cada 1 ou 2 horas. Ao assistir televisão levante e se mova a cada meia-hora.

Equilibre os períodos de descanso e atividade durante o dia.
Administrar de forma eficaz a carga de trabalho durante o dia ajudará a evitar que as articulações se sobrecarreguem.
Dedique algum tempo para organizar suas tarefas diárias. Trabalhe em ritmo moderado, evitando a pressa. De preferencia descanse antes sentir cansaço ou desconforto. Alterne atividades suaves e moderadadas ao longo do dia e faça paradas periódicas para alongamento.

Um passo por vez.

Lembre-se: você não tem que realizar todas essas mudanças de uma vez. Incorporar gradualmente esses métodos à sua rotina, tornará mais provável sua adesão a seus hábitos.

Mantenha a mente aberta a respeito de como você realiza suas tarefas. Você terá que modificar alguns hábitos antigos, mas a recompensa é que suas articulações te causarão menos dor.

Nenhum comentário: