sábado, 16 de julho de 2011

A essência do esporte...

Acabei de assistir a cerimonia de encerramento da 14ª edição da GYMNAESTRADA 2011, maior evento de ginástica do mundo com a participação de mais de 20.000 pessoas, num total de  de 55 federações,  em Lausanne na Suíça.   Um evento de grande sucesso em todos os níveis : desportivo, emocional e em termos de organização. 

Participaram pessoas de diferentes idades, vi muitas mulheres acima da faixa dos 50 anos e o locutor informou que várias delas participaram da 1ª edição ocorrida há 56 anos atrás!

Numa das entrevistas o que se ouviu de uma ginasta foi: 
"Dar tudo de si, estar 200% pronto quando chega o dia após meses ou anos de treinamento e dedicação, estar tenso e nervoso antes do show, ter espírito de equipe. Todas essas qualidades são necessárias para a competição de alto nível. Porém algo está faltando em um evento como Gymnaestrada: Não há resultados! No entanto, isso mudaria alguma coisa? Nada e tudo ao mesmo tempo; os ginastas vieram porque amam o esporte e vão dar tudo de si."

Incrível foi saber que a participação é voluntária; além de não se ganhar prêmio,  se paga a passagem do próprio bolso.
Isso nos certifica que essas pessoas, esses atletas realmente amam o que fazem.

Uma das coisas que constatei foi que o exercício, se bem manejado, é saudável. A maciça presença de pessoas com mais idade apresentando movimentos livres, ágeis e felizes é prova disso.

Creio que esse deva ser o espírito da Educação Física: pensar no exercício não apenas pela busca da melhor marca mas principalmente para a implementação da saúde, bem estar e da melhora da qualidade de vida.
É a Educação Física no sentido da palavra!

Imaginem essa realidade aqui no Brasil. Quantas pessoas idosas estariam longe da depressão....

Parabéns  GYMNAESTRADA e sua belíssima lição "Ginástica é para todos"!!!!!

Bravo!!!! 

Nenhum comentário: