domingo, 4 de julho de 2010

Uma medicina de 5000 anos...

Nos dias 29, 30 de Junho e 1º de Julho tive a honra e o prazer de participar do Workshop "Saúde da Mulher" ministrado pela Dra Sunanda Ranade, diretora da Academia Internacional de Ayurveda.

Honra porque a Dra Sunanda nos presenteou com seu alto conhecimento aliado a uma forma leve de ensinar; seu humor e seu sorriso foram constantes.

Prazer por ter entrado em contato com uma forma de abordagem muito interessante da saúde da mulher.

As primeiras palavras se referiram aos cuidados que a mulher deve receber em todas as fases da sua vida; que ela deve ter atenção especial já que é geradora de vida.

Então, somos vistas com um carinho que enternece.

A Ayurveda ou medicina ayurvédica tem suas origens em tempos remotos, alguns historiadores afirmam que têm 3500 a 5000 anos de existência.

Qual é o seu propósito?

É a manutenção da saúde.

É a ciência da vida. A palavra Ayurveda é formada por duas raízes em sânscrito: ayur = vida e veda = sabedoria ou ciência.

Ao longo desses três dias constatei que se trata muito mais do que uma medicina, é uma filosofia de vida que respeita e se utiliza do que a natureza produz, levando em conta as características individuais das compleições energéticas.
É baseada no equilíbrio entre a alimentação, o exercício e o sono.
A qualidade dos três pilares vai influenciar diretamente na nossa saúde e serão utilizados na prevenção, manutenção e recuperação da saúde.

É impressionante que suas bases tenham sido firmadas a tanto tempo e que seus princípios sejam ao mesmo tempo milenares e contemporâneos.
   
Fiz o Workshop  interessada principalmente nas alterações da fase peri-menopáusica. Lembram que escrevi sobre os meus 50 anos?

A Dra Sunanda nos disse que a menopausa não é encarada como doença na Ayurveda, e sim como mais uma fase da vida da mulher.
Que, se nos cuidarmos apropriadamente, de acordo com as necessidades e características desse período podemos ficar bem.
Na medicina Ayurvédica se faz um diagnóstico energético, a partir do qual se traça um tratamento de forma a nos harmonizar através dos três pilares, dessa forma os efeitos comuns como os "fogachos", suores noturnos e alteração de humor podem ser tratados.

Além de poético e atrativo é altamente complexo, vide o longo período de tempo em que vem se desenvolvendo.

É a expressão maior do ser humano em harmomia consigo mesmo e com a natureza.

A Dra Sunanda e seu marido, Dr Subhash Ranade dirigem a Academia Internacional de Ayurveda em Puna, na India, com vasta experiência no atendimento a pacientes há muitos anos.

Sua dedicação e disposição em passar esse conhecimento milenar são tocantes e me emocionaram.

Soube da idade da Dra Sunanda e mesmo sob o risco de fazer uma inconfidência, vou revelar para você; está próxima dos 70.

Na foto vocês vão observar o que constatei pessoalmente; absolutamente não parece!. Além disso sua energia e vitalidade chamou a atenção de todos nós durante o workshop.

Ela é a prova viva de que seguir esses princípios faz bem.

Foi uma experiência maravilhosa e sei que agora conto com mais um suporte maravilhoso para essa fase tão especial que estou atravessando.       

Nenhum comentário: