sábado, 12 de junho de 2010

O corpo e o QI

A forma como nos expressamos depende, em grande parte, do nosso corpo.

Através dos gestos, da postura, do uso das mãos e das expressões enriquecemos o conteúdo de nossas ideias.

Já tentou conversar com alguém, mesmo que batendo um simples papo, com as mãos intencionalmente paradas?

Faça o seguinte teste: se estiver sentada(o) prenda as suas mãos, colocando-as entre as suas pernas e a cadeira, e converse.

Você tem dificuldade? Repara como as palavras parecem não vir à mente com a mesma fluidez? Como fica desconfortável e anti-natural?

Pois é! Com certeza você não está sozinho.

Pesquisas recentes no campo de Psicologia e Aprendizagem nos revelam dados interessantes;

Foi realizada uma pesquisa com jovens que - "examinaram uma caricatura e depois a descreveram, sendo tudo gravado em vídeo. As pessoas de um grupo descreveram a caricatura com as mãos livres e as do outro grupo a descreveram sentadas sobre as mãos. Mais tarde, os participantes foram convidados a descrever novamente a caricatura e isso revelou o seguinte: os que gesticularam durante a primeira descrição tinham lembranças muito mais claras. Isso sugere que mexer as mãos ao falar é um método de comunicação com nossos ouvintes e com nós mesmos!
Quando gesticulamos, o corpo ajuda o cérebro a esculpir as palavras e a esclarecer seu significado, além de ajudar as pessoas a pensar e a lembrar."  Tony Buzan em O poder da inteligência verbal.

A cientista da área do conhecimento da University of California, em San Diego, Dra Elizabeth Bates, descobriu que muitos estudos do cérebro humano mostram uma sobreposição dos centros de linguagem, do movimento e do controle físico. Ela afirma que : " Não é à toa que encontramos tantos exemplos de como (essas diferentes regiões do cérebro) viajam juntas".

Essa revelação nos traz mais informações à respeito da integração das atividades mentais e corporais.

Chega-se à conclusão de que ao ter nosso corpo cerceado na sua capacidade de expressão, de se expressar livremente, faz com que apresentemos falhas na memória e na plena capacidade de pensar.

Vale a pena dar uma olhada no post do dia 3 de Maio, que aborda a NEURÓBICA, atividade que estimula o cérebro através do uso diferenciado do nosso corpo. Não é coincidência que as doenças neurológicas que levam à demência, literalmente "encarceram' o corpo junto com a mente.

Devemos nos cuidar com carinho , já que uma dor mais intensa ou mesmo um desconforto que nos leve a alterar nosso padrão de movimento, limitará também nossa capacidade cognitiva.   

Nenhum comentário: