domingo, 25 de setembro de 2011

Escoliose : Usar colete pode ser mais fácil do que se imagina... I

Nós que estamos envolvidos com a escoliose, de alguma maneira, sabemos que o uso do colete ortopédico apresenta suas dificuldades. Geralmente é associado a sofrimento e desconforto tanto físico quanto emocional.
Quanto à questão emocional vai desde o se sentir diferente, alvo dos olhares alheios, ou ainda ser ridicularizado por colegas, no meio social que frequentam quando recebem apelidos e são motivo de brincadeiras de mau gosto.
Ao longo dos anos como fisioterapeuta tratando de escoliose percebi o quanto pode ser difícil, tanto para quem o usa como para seus pais e familiares, porém há pessoas que enfrentam esse problema de forma mais positiva.
Foi com imenso prazer que encontrei o Blog da Moarah, uma adolescente, ela mesma portadora de escoliose, que divide conosco suas experiências com o uso do colete, intitulado : Uso colete Milwaukee  .
Ela com 12 anos nos transmite uma surpreendente maturidade.
Compreende a importância da utilização do colete para o sucesso do tratamento de sua escoliose.
Como pessoa fico encantada e como profissional de fisioterapia fico muito, muito feliz e realizada por 2 motivos:
1º pelo fato dela se dedicar a ajudar outros a aceitarem o uso do colete , facilita a vida de muitos deixando o fardo que poderia ser pesado demais, mais leve, mais fácil de levar;
2º como ela entende a importância da associação dos tratamentos, o ortopédico representado pelo colete e o fisioterápico representado, no caso dela, pelo RPG - Reeducação Postural Global - é porta-voz de boas notícias: a de que o tratamento correto pode ser eficaz. Pode-se alcançar resultados realmente bons se as medidas necessárias forem tomadas a tempo e se o tratamento for corretamente indicado e posto em prática.
Além disso, no seu blog ela dá dicas de como se vestir, apanhar objetos no chão, nos mostra como se faz o colete, enfim dá dicas super úteis que se convertem num suporte fundamental.
E, no seu último post, nos conta sobre a melhora de 10 graus na sua curvatura, incontestável mesmo para os mais incrédulos no valor da fisioterapia especializada no tratamento de uma patologia tão desafiadora como a escoliose.
A Moarah é muito especial e sou sua fã!
Se você tem escoliose ou conhece alguém que usa colete ou vai ter que usar, saiba que há muito o que se fazer para facilitar esse momento e torná-lo mais agradável. 
Eu nunca vou desistir de tentar ajudar.
Vamos juntos nessa jornada que pode nos trazer muitas alegrias e realizações.

2 comentários:

Julia Barroso disse...

É isso aí Patricia. Vamos juntos nesta jornada.

A Moarah é um exemplo.

beijos grandes

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Com certeza!
estamos dando os primeiros passos, temos muito para caminhar, mas tenho certeza que encontraremos muitos amigos e alegrias nessa jornada.
Beijos