segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Core Training

 
82764001
Olá, minha primeira publicação é sobre "Core". Muitas pessoas ainda desconhecem sua verdadeira importância.

Como prifissional de Fisioterapia e também formada em Educação Física não poderia deixar passar a oportunidade de abordar um tema tão fundamental para nossa saúde e bem estar.
O "Core" é abordado mais frequentemente no meio desportivo ou no Fitness, mas  ele é fundamental para a Fisioterapia e tem espaço para ser amplamente utilizado ne rebilitação das lombalgias.
Ultimamente vários estudos abordam sua importância e sua ampla utilização. 

 
Para alcançar e permanecer na excelência da prática baseada em evidência científica o fisioterapeuta precisa seguir os princípios da REABILITAÇÃO INTEGRADA.
Para desenvolver um PROGRAMA INTEGRADO DE TRATAMENTO é indispensável compreender que o SISTEMA DE MOVIMENTO HUMANO é altamente complexo e organizado, e que seus componentes mio-fasciais, neuromusculares e articulares são interligados e interdependentes. As atividades funcionais são expressas não por um componente apenas mas através de uma CADEIA CINETICA FUNCIONAL. Isto significa que uma lesão leva à alteração de várias estruturas e portanto um tratamento deve necessariamente levar em conta a INTEGRAÇÃO FUNCIONAL de cada componente.
O CORE é a região do corpo onde está localizado o centro de gravidade e aonde todos os movimentos são gerados, logo um PROGRAMA DE TRATAMENTO baseado no treinamento do CORE é fundamental. O CORE forte e estável faz com que os músculos da pelve, lombar, quadril e abdômen trabalhem em harmonia, o que leva a maior facilidade na execução de várias atividades, das atléticas às cotidianas.
O CORE fraco resulta em movimentos ineficientes, e padrões previsíveis de lesão.

Nenhum comentário: