quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que você precisa saber sobre o seu Psoas

É gente, não tem jeito. Mais uma vez venho falar do meu, do seu, do nosso Psoas (rsrsrs)
Ele é manhoso, cheio de artimanhas, necessita de atenção,  intenso, e pode causar grandes problemas. O músculo psoas quando tensionado pode ser implacável. Quem de vocês já foi diagnosticado com retração do psoas? Não foi uma experiência nada agradável não é? Ele impacta a vida do atleta treinado, do "levantador de copo", ou de quem está em qualquer ponto nesse meio; quando ele se contrai, ou como costumo dizer, quando ele se "zanga" pra valer, sai de baixo! Ele pode tornar sua vida um tanto infeliz.

Parece exagero? Quem já sentiu seus efeitos sabe muito bem do que falo.
Por várias vezes me referi a ele, pois já presenciei seus "estragos" muitas e muitas vezes ao longo da minha carreira e na conversa com colegas que me testemunharam o mesmo.

Quando me referi a ao músculo Psoas-ilíaco como manhoso, quis dizer que não é qualquer técnica ou manobra que traz boas respostas. Você que é meu colega, fisioterapeuta, sabe da dificuldade que é identificá-lo como origem de muitos problemas, já que ele se camufla atrás de uma dor ciática, de uma dor lombar, dor nos rins, cólon irritável e por aí vai...
Lembram quando citei Thomas Myers, autor de Trilhos Anatômicos [que indiquei aos meus alunos, desde os tempos em que ensinava a disciplina de Anatomia Palpatória em 2001]? Ele em um de seus ótimos textos discute o Psoas com uma visão muito interessante, abre os horizontes e nos conecta com um mundo fantástico de quem tem a mente receptiva. Esse é um dos aspectos que abordarei no Workshop que convido você a participar.

Vivenciaremos, conversaremos e trocaremos experiências sobre esse músculo tão especial e que suscita tantas discussões e indagações.

Te espero em Março! 

Nenhum comentário: