terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Escoliose e Natação

Médicos e fisioterapeutas recomendam frequentemente a natação como um exercício terapêutico para seus pacientes com escoliose. Algumas são as razões: nadar produz a flutuabilidade, ou seja, permite que seu corpo flutue, fazendo com que a água o sustente, reduzindo as forças compressivas, com isso diminuindo o estresse sobre a coluna vertebral e seus músculos de apoio. 

A água também oferece...
resistência, que pode trabalhar os músculos e melhorar a resistência e a flexibilidade. A natação para o portador de escoliose também pode ajudar a construir os músculos de seus braços, pernas e costas, o que poderia melhorar o seu equilíbrio geral e força muscular.

O nado de costas e o nado livre ou "crawl" alongam e fortalecem os músculos das costas, tronco e abdomem através de braçadas simétricas juntamente com rotações suaves dos ombros e tronco. Além do mais as braçadas alongadas e suaves ajudam nesse processo de mobilidade geral do corpo que traz tantos benefícios. Um treino moderado de nado de costas de 500 metros, por exemplo, pode fornecer benefícios aeróbicos e melhorias no tônus ​​muscular.
   
Associar os benefícios trazidos pelos exercícios à diminuição do efeito compressivo da gravidade, faz da natação uma importante aliada.


A posição do corpo que se mantem esticado na água compensa as várias horas que, principalmente os adolescentes passam sentados diante do computador, diminuindo seus efeitos nocivos.

De acordo com a NYU Langone Medical Center - Centro Médico Langone - USA - a escoliose pode levar a dor crônica nas costas se não for tratada adequadamente. A natação beneficia aqueles com escoliose, pois a temperatura fria da água melhora a circulação para os tecidos do corpo. Além disso, a natação proporciona uma forma de alívio do estresse e pode ajudar a liberar a tensão, possivelmente reduzindo um pouco de dor crônica. A pessoa com escoliose que quer tentar nadar pode encontrar energia renovada e vigor, bem como uma perspectiva positiva e sentimentos de realização. Isso leva a aumento da auto-estima.

Importante saber que apesar de a natação pode ser boa para você que tem escoliose, ela não muda a forma da sua coluna vertebral. NATAÇÃO NÃO TRATA ESCOLIOSE. Tratamentos, tais como a Fisioterapia especializada em escoliose associada ao uso de coletes ortopédicos ou a cirurgia podem ajudar a prevenir que a curvatura da coluna vertebral evolua ainda mais, assim como a piora da sua condição. Se você tiver que usar colete ortopédico,  precisará retirá-lo para nadar. No caso de você ter dor nas costas associadas com a escoliose, mobilizando seus músculos ao nadar pode ter a chance de ajudar a aliviar algum desconforto. Converse com seu médico ou fisioterapeuta sobre os benefícios da natação para sua condição.

Em resumo a associação da natação ao tratamento ortopédico e fisioterapêutico especializado da escoliose pode trazer grandes benefícios.

O bom senso associado a capacidade profissional são fundamentais para alcançarmos o sucesso do tratamento. 

Fonte: Livestrong.com    

Nenhum comentário: