sábado, 25 de junho de 2011

Ligamento Cruzado Anterior - É possível prevenir sua lesão

Para falar sobre a prevenção e lesões do LCA é necessário abordar alguns pontos-chave:

   - O ligamento cruzado anterior ou LCA é um ligamento importante de estabilização localizado dentro da articulação do joelho (figura ao lado), que impede o excesso de forças de translação e rotação.
   - A maioria das lesões do LCA não surgem de contato, mas muitas vezes, quando o pé está plantado, fixado no chão, e se realiza um movimento de rotação (mudança brusca de posição) ou de aterragem de um salto.
   - Um programa preventivo para o LCA pode ser desenvolvido utilizando-se uma avaliação de movimento, e desenvolvimento de um programa que combine : efetivação da flexibilidade, do core, equilíbrio e treinamento de força dinâmica e capacidade de reação.

Pessoas de todas as idades estão se tornando mais ativas fisicamente, não só devido aos benefícios para a saúde advindos do exercício, como também pelo prazer das atividades recreativas. Muitos gostam de esportes como basquete, futebol e voleibol. Essas atividades envolvem aceleração, desaceleração, mudanças bruscas de direção, giro e saltos, o que pode colocar carga excessiva na articulação do joelho. Pesquisas e um  estudo atual na área de medicina desportiva da comunidade revela que há um número cada vez maior de atletas e não atletas que sofrem lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho. (1) O LCA é um ligamento importante de estabilização localizada dentro da articulação do joelho, que impede excesso de forças de translação e rotação. Indivíduos que sofrem lesões no LCA, muitas vezes, apresentam  instabilidade articular do joelho em atividades desportivas e muito provavelmente desenvolverão alterações artríticas na articulação do joelho a longo prazo. A literatura tem demonstrado que as mulheres são mais propensas a sofrer esta lesão do que os homens. (2,3) Vários estudos examinaram fatores relacionados à lesão do LCA e programas preventivos foram estabelecidos e estudados. (2,3)

Fatores que contribuem para lesão do LCA

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Alongar ou Liberar o Psoas ? Eis a questão...

Dediquei vários posts ao músculo Psoas e se o fiz foi com razão. 
Me deparei com vários pacientes e alunos - desde os tempos de aula de ginástica e musculação como educadora física - com um quadro inquietante. O encurtamento muscular era a característica mais marcante, e, ao mesmo tempo não eram observados beneficios através de alongamento.
Talvez voce já tenha se deparado com isso também, em aulas de Yoga e nos meditadores, parece que nenhum alongamento dá resultado, a despeito da dedicação e/ou dos diversos métodos utilizados.
O que estaria provocando essa resistência toda, essa "teimosia" especialmente dos músculos em torno do quadril, como por exemplo o Psoas ou os posteriores de coxa, chamados de isquio-tibiais, compostos pelo Biceps femural, o Semi-membranoso e o Semi-tendinoso? Hamstrings da imagem acima.

sábado, 18 de junho de 2011

Curso : Avaliação fisioterapêutica - da Teoria a Prática

Durante o longo período em que atuei como professora universitária e supervisora de estágio, tanto os questionamentos mais frequentes quanto a insegurança diziam respeito à avaliação fisioterapêutica.
A teoria da semiologia é segmentada, o que a torna difícil de aplicar. A colocação em prática dos conhecimentos se torna mais fluida à medida que se adquire experiência.

Esse curso tem o objetivo de encurtar esse caminho para os estudantes e ampliar o horizonte, via novas informações, contribuindo com os programas de avaliação já adotados por profissionais.

Sem dúvida alguma, a avaliação é o alicerce, a pedra fundamental de onde se construirá todo o programa de tratamento. Além do mais, na nossa prática clínica, temos que ser objetivos e ao mesmo tempo abordar o problema a ser solucionado da forma mais abrangente possível a fim de obter uma avaliação eficiente, segura e baseada em evidências científicas.

Nos dias de hoje há a necessidade crescente de informações "enxutas", ou seja, que abordem o que é indispensável e que sejam utilizáveis imediatamente após seu conhecimento.

Ciente disso fiz um apanhado geral dos tópicos fundamentais que asseguram uma avaliação eficiente para os fisioterapeutas que atuam nas lesões osteo-neuro-mio-articulares. 

  Conteúdo programático:
- No que consiste a avaliação fisioterapêutica
- Diagnóstico clínico x Diagnóstico cinesiológico-funcional
- A avaliação sob a ótica europeia 
- A avaliação sob a ótica norte-americana
- Avaliação local x avaliação global
- Estrutura x Função
- A postura e suas implicações
- Avaliação postural estática
- Avaliação postural dinâmica
- Correlação com testes clássicos e sua interpretação
- Avaliação por regiões:
  pé e tornozelo
  joelho
  quadril ou complexo lombo-pélvico
  coluna vertebral: lombar, torácica e cervical.
  ombro
  cotovelo
  punho
- Avaliação prática entre os participantes 

Esse curso será ministrado em dois módulos; o 2º modulo tem como pré-requisito a realização do 1º.

Público alvo: profissionais de fisioterapia e acadêmicos a partir do 5º período.



domingo, 12 de junho de 2011

Tratando a Escoliose - Uma visão contemporânea - curso

Como prometi aqui estão as informações adicionais sobre o curso : Tratando a Escoliose : uma visão contemporânea.

Falei da minha alegria por preparar os cursos que ministro, pois eles são requisitados por ex-alunos - afinal dei aula em faculdade de Fisioterapia por 10 anos - agora colegas e por aqueles que de alguma forma acompanharam todos esses anos de atendimento clínico, como estagiários ou ainda os que fizeram meus outros cursos.

A cada curso que preparo, o faço com o maior cuidado e dedicação, levando em conta a necessidade atual de que seja prático, possa ser empregado imediatamente, que ajude a aumentar a eficácia dos programas de tratamento já empregados e que sejam acessíveis.
A proposta é sempre a de oferecer o melhor, o que há de mais novo, informações embasadas cientificamente e acima de tudo com honestidade e retidão pois sei da importância e do significado da palavra ensinar.

Dito isso, vamos às informações:


Este curso teórico-prático apresenta uma proposta de tratamento baseada nas evidências científicas mais recentes e nos resultados clínicos obtidos em mais de 15 anos de prática.


A visão contemporânea consiste na conjunção de informações oriundas de diversas partes do mundo, uma vez que a Escoliose Idiopática é desafiante e exige grande dedicação e atenção por parte dos que se propôem tratá-la.


Conteúdo:
  • Informações atualizadas do último SOSORT, ocorrido em Maio deste ano
  • A importância dos exercícios no tratamento da Escoliose Idiopática
  • A visão (filosofia) - francesa, alemã, italiana e norte-americana
  • A globalidade
  • A Avaliação
  • Os Coletes
  • Ampla apresentação e execução de exercícios
  • A relevância do CORE
  • Estudo de casos
  • Bibliografia
Público Alvo: Fisioteapeutas e Acadêmicos a partir do 5º período
Ministrante: Fisioterapeuta Patricia Italo Mentges

Fisioterapeuta, Educadora Física, 
Fomação em RPG (Souchard) em 1998
Formação em ATM - Rocabado
Formação em Corrective  Exercices Specialist - CES (Especialista em Exercícios Corretivos) NASM*
Formação em Integrated Core Training, (Treinamento Integrado de Core) NASM*
Formação em Integrated Balance Training (Treinamento integrado de Equlibrio) NASM*

*NATIONAL ACADEMY OF SPORTS MEDICINE -  USA

Mais informações

sábado, 11 de junho de 2011

Escoliose e a tridimensionalidade

Tridimensionalidade?
Sim!
Dimensão , em matemática, tem a ver com a noção de grau de liberdade. Transportá-la para o ser humano, nos leva ao movimento, que, para nós fisioterapeutas, é sinônimo de função, do nosso principal objetivo, restabelecer total ou parcialmente a função perdida.
Você se lembra das dimensões? Largura, altura e profundidade?
No ser humano as dimensões se relacionam com os tres planos de movimento, e cada um deles orienta movimentos específicos no espaço. ( vide figura ao lado)

O maior problema para a percepção da complexidade que cerca a escoliose é sua imagem na radiografia. Podemos ser enganados devido as duas dimensões (altura e largura no RX); vemos um grande C ou um S, o que nos leva a imaginar que a coluna se deslocou apenas lateralmente.
Esse é um grande engano...                                                                                                                        

domingo, 5 de junho de 2011

Estamos no TOP BLOG 2011!!!


Este ano estamos participando de novo do TOP BLOG 2011!!!!

Com pouco mais de um ano e um verdadeiro compromisso com a divulgação de um pensamento mais humano e abrangente a respeito saúde estamos novamente presentes.

Em 2010 ficamos entre os 100 melhores blogs de saúde.

Isso me estimula a seguir descobrindo novos caminhos, uma nova visão sobre o real significado de bem estar.

Conto com seu voto!

Nadal, mais uma vez!!!


Rafael nadal, mais uma vez campeão!!!!

Pela sexta vez conquistou o torneio de Roland Garros.

Sua garra, determinação, força mental, caráter são próprias de um verdadeiro campeão.

Vê-lo nos faz sentir mais fortes e corajosos.

Insisto em parabenizá-lo e agradecê-lo pois sua atitude, principalmente nos dias de hoje, aonde os valôres estão invertidos, é positiva e digna de ser seguida!

sábado, 4 de junho de 2011

Cursos para o 2º semestre!


Olá!

É com muita alegria e satisfação que venho trazer a agenda dos cursos para o 2º semestre.

O meu contentamento se deve ao fato de que se os coloco aqui é porque foram requisitados pelos meus super-queridos alunos e colegas de profissão.

Agora, já devidamente instalada em novo consultório foi possível me organizar para oferecer esses cursos a voces.

Tratando a Escoliose - Uma visão contemporânea.
Data : 27 e 28 de Agosto de 2011.




Avaliação fisioterapêutica - da teoria à prática.
2 módulos
Datas : 29 e 30 de Outubro de 2011.
             10 e 11 de Dezembro de 2011.
 


VI Core training aplicado a Fisioterapia.
Data : 26 e 27 de Novembro de 2011.




Clicando nos títulos dos cursos você obterá todas as informações necessárias para participar.