quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Debate sobre ESCOLIOSE na Rádio Roquete Pinto

Ontem, dia 22 de Novembro, tive a honra e a felicidade de participar do debate sobre escoliose na Radio Roquete Pinto - programa Painel em Debate.

É sempre muito bom poder ajudar a divulgar um assunto ainda desconhecido por tantos. 

O debate se tornou um encontro prazeroso - entre a Julia Barroso, que lançou a pouco tempo seu ótimo livro "A menina da coluna torta" [indispensável para quem quer conhecer a escoliose sob a ótica do portador, além de ser muito gostoso de ler], o ortopedista e cirurgião especializado em Escoliose, Dr Arthur Azevedo e eu, fisioterapeuta especialista em Escoliose - e reforçou a ideia do valor do entendimento, da compreensão mútua entre profissionais da área de saúde e pacientes. Além disso quando todos os envolvidos falam a mesma linguagem, surge uma afinidade de pensamentos que permite com que um assunto tão complexo seja entendido por muitos. 
Depois, conversando com a Julia, concluímos 2 coisas: que essa foi uma excelente oportunidade para começar a transformar a realidade atual da escoliose no Brasil, e que o fato desse debate ter surgido por causa do livro, gerou um clima de humanidade, de atenção, generosidade e confraternização.

Quem quiser escutar, clique AQUI, que será direcionado para a página do programa Painel da Manhã. Lá na página, clique em "ouça aqui" e coloque "play" no "22.11 - Debate - Tema: Escoliose" Mas como a Julia disse: "corra para ouvir, porque não sei até quando fica no ar".

Estamos tentando gravar pois foi um programa realmente muito esclarecedor e, creio, marcou o início de uma era de atendimento multidisciplinar para a escoliose.

Vamos em frente!

6 comentários:

Nêssa disse...

Olá Patricia!
Eu tenho escoliose congênita lombar, no meu caso os médicos disseram que não adiantaria usar colete e uma cirurgia é muito perigoso. Mais sinto muitas dores, não sei mais o que fazer para aliviar as dores.
Parabéns pelo seu trabalho, muito bom mesmo.
Bjks no coré!

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Oi Nêssa de onde você é?
Se quiser me manda uma mensagem pelo Facebook, você tem? Se tiver me adiciona, se não vamos dar um jeito para que possamos conversar com calma ok?
Talvez eu possa te ajudar.
Beijos

Sylvinha disse...

Olá Dra. Patrícia!!

Acabei de ouvir a entrevista... Muito legal!! Super esclarecedora...Vcs estão de parabéns!!

Dá uma pena quando acaba, teria que ter outra como a entrevistadora falou... são tantas perguntas, tantas coisas para falar,né!
Ontem mesmo o Globo Repórter foi sobre dor, eu até comentei com meu marido, "deveriam fazer um sobre escoliose"... quem sabe, qualquer dia está a senhora e a Júlia lá dando entrevista para uma reportagem assim!! ia ser ótimo!!

Bjs.

Nádia Lôbo disse...

Bacana e importante demais a entrevista!Parabéns Patrícia e Júlia!Bjão

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Oi Sylvinha! Que bom que gostou do Debate.
Seria ótimo mais espaço na mídia para esclarecimentos sobre a escoliose.
Muito obrigada!
Bjs

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Oi Nádia foi muito bom mesmo!
E o qque já falei e repito é que o fato do Debate ter surgido do livro da Julia tornou o ambiente muito amigável, com uma troca gostosa de experiências.
Estamos todas juntas!
Beijos