sábado, 30 de julho de 2011

A importância de exercícios específicos para o tratamento da escoliose

Olá!
É com muita alegria que trago esse post contendo o resumo de um artigo para vocês.
O melhor é que ele me foi sugerido por um amigo e colega que admiro e gosto muito: o Ercole Rubini.
Já dediquei a ele: O sonho tornando-se realidade.
Sabe quando falam que "o universo conspira a favor"? Pois é, ultimamente tenho conhecido pessoas fantásticas e também recebido de amigos contribuições valiosas, como nesse caso.

Leiam e fiquem mais otimistas em relação ao que se pode conseguir através de programas eficazes de tratamento. É claro que se exige muuuuuita dedicação e muuuuuito estudo - eu não poderia mentir para vocês - mas a alegria e satisfação ao alcançar nossos resultados não podem ser dimensionadas. É quando sentimos a razão da nossa existência, é profundo e grandiosamente arrebatador. Vale a pena, com certeza!!!!!

Esse estudo é recente, de Janeiro de 2011, e foi desenvolvido por:
Fusco C, Zaina F, Atanasio S, Romano M, Negrini A, Negrini S.
Fonte : ISICO

Título: "Exercicio físico na Escoliose Idiopática do Adolescente : uma revisão sistemática atualizada".
Resumo:
"Há dois anos atrás nós publicamos uma atualização sobre nossas revisões sistemáticas anteriores sobre a eficácia de exercícios físicos (terapêuticos), e descobrimos que as evidências sobre exercícios para Escoliose Idiopática do Adolescente foi de nível 1b. Agora temos esses resultados atualizados no campo de exercícios para Escoliose Idiopática do Adolescente com o objetivo final de encontrar a evidência mais forte possível sobre exercícios físicos (terapêuticos). Nosso objetivo foi verificar se o tratamento com exercícios específicos para Escoliose Idiopática do Adolescente mudou nestes anos. O estudo constou de revisão sistemática. A pesquisa bibliográfica com rígidos critérios de inclusão (pacientes tratados exclusivamente com exercícios, resultado graus Cobb, todos os programas de estudo) foi realizada em principais bases de dados eletrônicos. Encontramos um artigo acerca de autocorreção ativa (Negrini et al, 2008 b), e, nunca um estudo observacional prospectivo controlado em grupos de pacientes tratados antes, então os manuscritos considerados na revisão sistemática tinham 20 anos. O estudo da mais alta qualidade (RCT) comparou dois grupos de 40 pacientes, mostrando uma melhora da curva em todos os pacientes tratados após 6 meses. Todos os estudos confirmaram a eficácia dos exercícios específicos na redução da taxa de progressão da Escoliose (principalmente na puberdade precoce) e / ou melhora dos ângulos Cobb (em torno do fim do crescimento). Exercícios também demonstraram sua eficácia na redução da prescrição do colete. Este estudo (como as revisões sistemáticas publicadas anteriormente) mostrou que exercícios específicos podem melhorar os ângulos Cobb de indivíduos portadores de Escoliode Idiopática do Adolescente além de melhorar a força, mobilidade e equilíbrio. O nível de evidência 1b permanece de acordo com o *Oxford Centre for Evidence-based Medicine como documentado previamente."

Nota/ *esse centro é um dos mais exigentes em relação à qualidade e validade dos trabalhos científicos.
O que significa que esse estudo muito importante e que, portanto, os exercícios bem projetados , aplicados e principalmente bem executados são fundamentais no tratamento da escoliose.

Tive a oportunidade de ter acesso ao artigo completo e posso afirmar que é bem extenso e detalhado, contemplando vários métodos e princípios cinesioterápicos no tratamento da Escoliose Idiopática do Adolescente. 

Ânimo, vamos em frente!!! 

Temos muito o que fazer!!!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.