domingo, 30 de janeiro de 2011

O mundo nos seus ombros I


Os problemas posturais e as sobrecargas de responsabilidade incidem nos ombros e favorecem diversas patologias. Cuidar dessa região implica em equilibrar globalmente nossa vida!

Os ombros contêm e geram força, apoio, ação, equilíbrio, liberdade, segurança, sensualidade... tudo o que é necessário para superar a insegurança e o medo e nos lançarmos na busca de nosso sonhos.

Na mitologia grega os ombros podem ser comparados a capitéis ( parte superior da coluna ou pilastra, de diferentes figuras e adornos segundo o estilo arquitetônico a que corresponde: por exemplo o capitel jônico) capazes de sustentar o céu. O titan Atlas, apesar de sua força e corpulência sem precedentes, gemia pela dor que lhe era impelida por suportar a carga do céu sobre seus ombros, um castigo imposto por Zeus.

A principal função dos ombros consiste em proporcionar liberdade de movimento aos braços e estabilidade à coluna vertebral. Sem dúvida, parece que encontramos neles um ótimo suporte para “levar sobre os ombros” nossas cargas físicas e psicológicas. Eles também oferecem apoio emocional quando encontramos um ombro amigo para chorar. As pessoas podem colaborar efetivamente ombro a ombro e eles ainda podem servir de assento e um ponto excelente de visão para as crianças quando as colocamos sobre nossos ombros.

Não parece suficiente para prestarmos atenção a seu estado?

O 1º post dessa série dará algumas dicas para mantê-los saudáveis.

Para começar devemos nos dedicar a alongamentos suaves e auto-massagens diárias:

# Para que os ombros permaneçam livres de tensão e bloqueios energéticos, convêm realizar com regularidade exercícios que mantenham sua mobilidade e a liberdade da articulação.
Como não temos muito tempo, o ideal é aproveitar o momento do banho; deixar a água morna acarinhar seus ombros enquanto realiza movimentos suaves de estiramento e movimentos circulares nos dois sentidos, para frente e para trás, de forma agradável.
Isso não tomará mais de 2 minutos do seu dia e valerá muito a pena!

# Massagear-se também ajuda a manter a musculatura relaxada: você pode colocar uma das mãos sobre seu ombro e explorar a área que vai até o pescoço – região cervical – procurando por pontos doloridos. Ao achar um, comprima-o por 5 a 10 segundos, respire suavemente, visualizando a tensão se dissolver a cada expiração.
Essa auto-massagem pode ser realizada durante o dia, até mesmo aproveitando intervalos no trabalho.

Dê esse 1º passo e constate a melhora da qualidade de vida no seu dia-a-dia. Além disso você estará investindo na sua saúde, lembremos que a palavra de ordem é prevenir!

Abraços e até a próxima postagem!

domingo, 23 de janeiro de 2011

O Psoas fez estrago!


No meu último post comentei a notícia sobre a lesão sofrida pela tenista Venus Williams no seu músculo Psoas e seu surpreendente desconhecimento a respeito dele.

Pois bem! Hoje vi no globoesporte.com que ela teve que abandonar a partida seguinte, logo no início por fortes dores. É realmente uma pena, o torneio ficará sem uma grande tenista.

Há muitos anos falo sobre ele e o"apresento"  àqueles atendidos por mim.
Ele é um músculo central e fundamental no funcionamento do complexo lombo-pélvico, portanto do nosso corpo, tanto na estática quanto no seu movimento.

Nos esportes, em especial no caso do tenis, durante o saque ele é levado a um aumento de seu comprimento para em seguida ser repentina e violentamente encurtado; o mesmo ocorre no saque do volei.
Além disso ele sofre decisiva influencia da emoção, mais um motivo para não ignorá-lo.

Bem... esse é apenas um exemplo do preço que se pode pagar pelo seu desconhecimento.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Psoas? Que Psoas?

 
Hoje li no blog "Tenis Brasil"  a seguinte matéria : "Venus apresenta o músculo psoas aos jornalistas".

Comentei que continuo a me surpreender com a falta de conhecimento sobre esse músculo que é tão importante para nosso bem estar.

Quem me acompanha já sabe que dediquei alguns posts a ele, Como o Psoas afeta voce , O musculo da emoção , abaixo os abdominais... e Treinar o Core ajuda na dor lombar mas... , entre outros.

Ele tem relação direta e indireta com muitas funções importantes do nosso organismo e é fundamental para a biomecânica lombar e pélvica. Como a pelve está localizada no nosso centro, influi em todas as estruturas, enfim no posicionamento de todo nosso corpo.

Me parece estranho que uma atleta do nível da Venus Williams, campeã de vários torneios de tenis não conheça o próprio Psoas.
Voce pode achar engraçada essa afirmação mas é verdade! É muito importante para todos nós termos consciência do nosso corpo, ainda mais quando dependemos tão diretamente dele como é o caso da Venus.
Essa entrevista foi dada ontem logo após uma partida - ela está participando do Torneio Aberto de Tenis da Austrália de 2011 - em que ela respondeu a um repórter insistente sobre as dores que teve que suportar e superar para vencer o jogo.
E comentou : "Acho que foi a dor mais aguda que já senti".

Ah, posso imaginar....

Em tempo, nesse 1º semestre estarei ministrando um workshop sobre o Psoas.
(quem estiver interessado mande email)




http://tenisbrasil.uol.com.br/comenta/noticias/3020/1/Venus-apresenta-o-musculo-psoas-aos-jornalistas/