quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Psoas? Que Psoas?

 
Hoje li no blog "Tenis Brasil"  a seguinte matéria : "Venus apresenta o músculo psoas aos jornalistas".

Comentei que continuo a me surpreender com a falta de conhecimento sobre esse músculo que é tão importante para nosso bem estar.

Quem me acompanha já sabe que dediquei alguns posts a ele, Como o Psoas afeta voce , O musculo da emoção , abaixo os abdominais... e Treinar o Core ajuda na dor lombar mas... , entre outros.

Ele tem relação direta e indireta com muitas funções importantes do nosso organismo e é fundamental para a biomecânica lombar e pélvica. Como a pelve está localizada no nosso centro, influi em todas as estruturas, enfim no posicionamento de todo nosso corpo.

Me parece estranho que uma atleta do nível da Venus Williams, campeã de vários torneios de tenis não conheça o próprio Psoas.
Voce pode achar engraçada essa afirmação mas é verdade! É muito importante para todos nós termos consciência do nosso corpo, ainda mais quando dependemos tão diretamente dele como é o caso da Venus.
Essa entrevista foi dada ontem logo após uma partida - ela está participando do Torneio Aberto de Tenis da Austrália de 2011 - em que ela respondeu a um repórter insistente sobre as dores que teve que suportar e superar para vencer o jogo.
E comentou : "Acho que foi a dor mais aguda que já senti".

Ah, posso imaginar....

Em tempo, nesse 1º semestre estarei ministrando um workshop sobre o Psoas.
(quem estiver interessado mande email)




http://tenisbrasil.uol.com.br/comenta/noticias/3020/1/Venus-apresenta-o-musculo-psoas-aos-jornalistas/ 

2 comentários:

Silvia Gomes disse...

É Patricia, é isso mesmo! Por iso é que digo que faz parte de nossa ação como instrutores ensinar nomes das diversas partes do corpo ao aluno. Quanto mais conhecemos, mais tomamos posse. NBeijo rande, Silvia.

Patricia Italo Mentges disse...

Oi Silvia, exatamente!
Confesso que fiquei surpresa... para mim é intrigante, uma atleta desse nível, não saber de seu corpo; como assim?
Devemos continuar com a missão de esclarecer cada vez mais e mostrar o quanto é importante essa relação consciente com o "nosso" corpo.
Beijo