terça-feira, 27 de dezembro de 2011

2012 : Conscientização, divulgação e prevenção da ESCOLIOSE

No último post escrevi sobre o real compromisso com a felicidade, mas isso não seria completamente verdadeiro se não incluísse, com propriedade, o Projeto de Conscientização, Divulgação, Prevenção e Ensino da Escoliose. Esse projeto inclui a criação do INSTITUTO da ESCOLIOSE do qual falarei mais detalhadamente em futuros posts.



O que mais me incomoda no que se relaciona a escoliose é a ignorância a seu respeito e o que isso resulta. O sofrimento e a  angústia tanto do portador como de seus familiares podem ser minimizados e/ou evitados, especialmente com apoio e informação.

Nas minhas consultas como fisioterapeuta ouço constantemente relatos das mães e pais apavorados com a notícia que sua filha ou filho tem escoliose idiopática do adolescente e que se o colete ortopédico não funcionar vai precisar de cirurgia. Como assim!!!??????
Você já se colocou no lugar desse pais, mães e as(os) adolescentes? Somando-se o fato de NUNCA terem ouvido falar ou saber muito pouco sobre escoliose, ainda sofrem o impacto de receber o peso da responsabilidade sobre uma decisão que influenciará o resto de suas vidas.

Isso é absolutamente injusto.

A realidade no Brasil é muito dura e o sistema de saúde ainda deixa muito a desejar, aliás, sob o ponto de vista da prevenção INEXISTE.

Meu compromisso, que vem sendo consolidado ao longo de 15 anos, se concretizará em 2012.

Convido você portador (a), pai, mãe, familiar, amigo(a), fisioterapeuta, médico, ortótico, psicólogo, assistente social, a participar desse projeto, quanto mais vozes melhor. 

Podemos e vamos mudar essa realidade. Cada passo que dermos será importante para alcançarmos o nosso objetivo.

Em breve lançarei um site com artigos e informações relevantes bem fundamentadas.

Quando acreditamos firmemente e nos comprometemos verdadeiramente as coisas acontecem.

Começo colocando vários Blogs de pessoas portadoras de escoliose, começando pelo da Julia Barroso: A menina da coluna torta - estamos juntas nesse projeto. Além desse há:

Tenho certeza que existem muito mais Blogs e se você quiser aumentar essa lista será muito bem vinda (o)! Aliás será super importante a sua participação.

Então 2012 será o ano da conscientização, divulgação e prevenção da escoliose! 

Uma das notícias que tenho para vocês é que a Fisioterapia Especializada em Escoliose contribui decisivamente para mudança desse quadro, para o alcance do resultado positivo, vide abaixo:


Vamos com energia, motivação e muita força!!!! Juntos faremos a diferença!!!



4 comentários:

Anônimo disse...

obrigada por colocar meu tumblr e por todo carinho. Que DEUS abençoe essa linda profissão que é a sua, bjs
Rafinha

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Oi Rafinha!
Eu é que agradeço por poder ter uma lista realmente importante, pois quem for ler os blogs e seu tumblr irão receber apoio, carinho, força e informações que farão toda diferença nas suas vidas.
São lições de vida!
Muito obrigada pela sua participação.
Amo minha profissão e você me dá mais razões para isso.
Beijos

Beatriz disse...

QUE MARA MEU BLOG AQUI,OBRIGADA PATRÍCIA!!FELIZ ANO NOVO PRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA,TUDO DE BOM EM 2012,VLW POR TUDO,BEIJÃO S2

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Muito obrigada a você querida!
Seu blog nos acrescenta muito.
2012 será o Ano da conscietização, em que muitas pessoas saberão sobre escoliose. Vamos transformar um problema em oportunidade!
Todas juntas!
beijos com muuuuuuuuuuuuuuuuito carinho.