sexta-feira, 13 de julho de 2012

O primeiro CREDENCIADO do Brasil e América do Sul a oferecer o método SEAS no tratamento da ESCOLIOSE

Depois de 15 anos me dedicando ao tratamento da escoliose tenho a felicidade de ser a 1ª credenciada no Brasil a oferecer o método SEAS.
Já a um ano isso é realidade mas quis obter alguns resultados efetivos, eu própria, para informar a vocês. 
Tive a imensa felicidade de tratar algumas meninas, cujos pais me procuraram pois estavam inseguros e se sentindo pouco informados. A internet e a mídia tiveram um papel fundamental nisso pois foi através de postagens e matérias que eles chegaram a mim. Com certeza hoje a realidade para essas pessoas é outra.
Espero e estamos fazendo tudo para isso, que essa realidade atual se transforme.
A escoliose ainda é uma grande desconhecida e como costumo falar, o que não conhecemos negamos ou tememos; o mesmo acontece com a Fisioterapia Especializada para tratá-la.
No Projeto Escoliose estamos agindo incessantemente para que haja encontros, palestras, caminhadas, "boas discussões", a triagem escolar, entendimento e interação interdisciplinar, enfim tudo o que leve a conscientização da escoliose.
No centro de tudo isto, a alma do projeto é o oferecimento de um tratamento digno, eficaz e que garanta a qualidade de vida também na fase adulta dos portadores da escoliose.
Não podemos nos focar apenas no instante da detecção pois a escoliose acompanhará o acometido pelo resto de sua vida.

O método SEAS de tratamento que eu trouxe para o Brasil além de obter resultados se adequa a realidade socio-econômica do nosso país. 

SEAS significa Scientific Exercises Approach to Scoliosis - Exercícios Científicos na Abordagem da Escoliose. O método SEAS foi desenvolvido pelo ISICO (Instituto Científico Italiano da coluna vertebral - Istituto Italiano Scientifico Colonna Vertebrale) que é baseado em evidências para deformidades da coluna vertebral. Os princípios do SEAS são baseados em uma forma específica de auto-correção (auto-correção ativa) que deve ser aprendida e associada com exercícios que incluem o controle neuromotor, o treinamento proprioceptivo e equilíbrio. Os exercícios também são incorporados as atividades de vida diária.

O tratamento por exercícios é a chave para uma abordagem da reabilitação eficiente da escoliose. O objetivo dos exercícios SEAS é o de evitar ou pelo menos adiar o uso do colete e para se chegar ao fim do crescimento com uma curvatura presumivelmente estável. Quando o colete já foi prescrito, os exercícios são obrigatórios a fim de evitar todos os efeitos secundários do seu uso, para aumentar a sua função, e para permitir que a coluna vertebral esteja estável durante o período de desmame e quando a colete é retirado.

Na criança é fundamental, porque patologias vertebrais, como a escoliose, uma vez estabelecidas, não são suscetíveis a serem totalmente resolvidos. Além disso, o tratamento precoce é uma prevenção das condições mais complexas encontradas na idade adulta. Os adultos também podem se beneficiar muito com o tratamento para fazer algumas correções em sua escoliose e para evitar mais complicações associadas a sua escoliose ou postura.

Nota: Tive a honra de tirar essa foto com o Dr Antonio Negrini, no último SOSORT (Milão 2012), onde foi homenageado junto com a Dr Min Metha por sua vida dedicada ao tratamento da escoliose. Sua história profissional de fisioterapeuta tratando de escoliose, se confunde com a história do tratamento conservador da escoliose. Ele foi amigo e colega de trabalho de grandes nomes na pesquisa da escoliose como: Sibilla, Mme Duval-Beaupère, Perdriolle, Stagnara entre muitos outros.
além disso foi fundador e precursor do ISICO onde se desenvolveu o SEAS.

2 comentários:

Marcia Monturil disse...

Patricia,minha admirável professora, profissional e ser humano... parabéns, você merece tudo de lindo que está acontecendo com vc.
Um beijo especial
Márcia Monturil

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Muito obrigada por suas palavras tão especiais!
Isso nos dá motivação e força para seguir em frente!
beijos