terça-feira, 30 de agosto de 2011

Escoliose e ... muito mais do que um curso.

Esse fim de semana foi maravilhoso!

Ensinar é uma das atividades que mais amo. Todas as vezes que leciono algo mágico acontece.

Mas nesses dias aconteceu algo a mais. 

Contamos com participações para lá de especiais: Claudia Franco Neto, Julia Barroso, do Blog "A menina da coluna torta" ,  Elaine Barcelos, do post Escoliose e um final feliz,  Luana Lobo da Formiguinha Chic e os demais participantes, todos essenciais ao sucesso do encontro, mas que sob pena de deixar o texto muito longo não estão denominados.

Com elas aprendemos sobre o valor da amizade, as consequências de não ter tido a chance de conhecer a fisioterapia, as de ter, e como isso influenciou sua convivência com a escoliose, além de perceber que coffee breaks podem ser muito mais especiais do que se imagina... E constatei que, cada vez que almejo ensinar,  sou eu a pessoa que mais aprende.

A todos os participantes minha imensa gratidão!

Entendemos também que temos um compromisso: o de divulgar a escoliose. Quanto mais conhecida, menos temida ela ficará e menos preconceito a cercará.

A informação tem o poder de abrir as mentes e os corações para uma realidade ainda dura no Brasil, a da falta de estrutura para o atendimento apropriado às pessoas portadoras de escoliose. 

Esse encontro foi especial porque nele plantamos uma semente.

É, como meu marido diz : quando pensamos em uma rosa, apesar de seu cabo um pouco torto e com espinhos, o que nos vem a mente é a flor, que desabrochada, nos presenteia com seu perfume e sua cor...


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

De salto alto...

De salto alto... é uma expressão utilizada no futebol que significa entrar em jogo com soberba, subestimando o adversário e também é o alvo dos desejos de muitas mulheres, ou seja, o calçado que deixa o calcanhar de quem o usa significativamente mais elevado do que seus dedos.

O salto alto é um artigo indispensável no guarda-roupas feminino. Aliás,não seria estranho para uma mulher ocidental não tem um único par de sapatos de salto alto? É como uma regra escondida no reino da moda. A palavra chave é moda e não necessariamente a função. As mulheres suportam o desconforto (ou seja, a falta de função) para colher os benefícios da aparência (moda, por exemplo). Os efeitos nocivos dos saltos altos são constantemente verificados por cirurgiões ortopédicos e fisioterapeutas. O consenso geral é que existem perigos que estão associados ao uso de sapatos de salto alto. Felizmente, existem maneiras de evitar certos perigos e consequências advindos de sua utilização.
Ele exerce fascínio e já foi objeto de atenção de pessoas como Marilyn Monroe que chegou a afirmar: "Eu não sei quem inventou o salto alto, mas todas as mulheres devem-lhe muito."
   
Quem inventou?

Para realçar as pernas do rei e deixá-las mais delgadas, o estilista da corte desenhou sapatos com uma elevação nos calcanhares. Estava inventado o salto alto!

Que rei foi esse????!!!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Formiguinha Chic , uma novidade deliciosa...

Nosso curso Tratando a escoliose - uma visão contemporânea vai contar com a preciosa e deliciosa colaboração da Formiguinha Chic.

Minha querida Luana vai nos brindar com seus Cupcakes para lá de especiais.

Esse curso está recebendo colaborações de valor inestimável!

Nada como adoçar os nossos coffee breaks de forma tão especial.

Essa história está ficando cada vez melhor! Hummmmmm....

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Palavras de Julia Barroso, uma entre tantas que não conheceram a fisioterapia

Meus queridos e queridas,

Este vídeo nos fala ao coração e nos alerta sobre a ignorância a respeito da escoliose.

Tenho o enorme prazer de anunciar que a Julia que tem um blog maravilhoso : "A menina da coluna torta" - onde compartilha informações sobre a escoliose e mostra de forma sensível e competente o ponto de vista de quem vive o problema - vai participar do nosso curso : Tratando a escoliose - uma visão contemporânea.

Ao fazer isso ela enriquecerá de forma determinante o seu conteúdo, que além de informações técnicas atualizadas e fundamentadas cientificamente, abordará o lado emotivo que envolve o tratamento de uma das mais desafiantes e desconcertantes patologias : a escoliose.

As vagas estão esgotadas mas a pedidos, já estamos pensando em novas datas. 

É isso aí!

Informar para desmistificar.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Rock in Rio - O livro


O nome Rock in Rio tem brilho próprio. Sua música tema emociona.

Marcou a vida de tantas pessoas e, como não poderia deixar de ser, a minha também.
Quando fecho os olhos sou transportada pela fantástica máquina do tempo, mais poderosa do que a de H.G.Wells para 1985, ano de sua 1ª edição. Assim como os perfumes, a música nos leva a viagens longínquas numa fração de segundos.
Eu estava com 25 anos e trabalhava dando aulas de ginástica...

Esse festival foi um marco em termos da participação de músicos e bandas internacionais no Brasil e pela repercussão, no mundo. Ou seja, em termos de rock é "antes dele e depois dele".

Hoje, é com imensa alegria que venho falar sobre o livro: "Rock in Rio - A história do maior festival de música do mundo" da Editora Globo do meu super querido, inteligente, antenado, sensível e talentoso escritor Luiz Felipe Carneiro, que tenho o prazer de conhecer e bater altos papos.

Vale muito a sua leitura já que... "Naturalmente, tudo viaja no tempo, pois quando acabar de ler esta frase o leitor terá viajado no tempo por alguns segundos." Imagina o que acontecerá com você ao desvendar as páginas mágicas desse passaporte para o mundo da música.

Aguardamos para esses dias o seu lançamento. Nessa hora, já sabem onde me encontrar!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Postura certa? Postura boa? Afinal o que é postura?


Adoro esse quadrinho da série Peanuts, realizado pelo brilhante Charles Schulz que entreteve gerações com seus simpáticos personagens: Charlie Brown e seu beagle Snoopy.

Será que os preceitos sobre a boa postura estão corretos?
Gostaria de pontuar alguns itens:
  • Se nos basearmos nos estudos mais antigos, retratando pessoas completamente rígidas, anti naturais é claro que não!
Peito estufado e as costas arqueadas desde cima servem hoje, para mostrar como não se deve fazer, ou melhor, como não se deve ficar.
  • Superficialmente cuidar da postura é sinonimo de endireitar as costas, mas na verdade cuidar da postura requer atenção sobre o corpo inteiro.
  • Aquela ideia de que parece que engolimos uma vassoura  está bastante equivocada.
As curvas fisiológicas da coluna têm que ser preservadas a fim de distribuir o peso da cabeça e do tronco de forma harmônica.

  • A melhor postura então é aquela que no deixa capazes de nos mover com liberdade, ou seja, que nos desloquemos com menos esforço e mais graciosidade.
  • A palavra postura pode ter muitos significados... definições e abordagens.
  • Somos integrados e totalmente interligados e interdependentes do ponto de vista estrutural (ossos, músculos, ligamentos, tendões, fascias,  vasos sanguíneos e linfáticos) e emocional.
  • Muitas pessoas já se beneficiaram do fato de a exigência não ser mais aquela de antes; de aprenderem a "sentir" verdadeiramente seus corpos, de vivenciar essa maravilhosa experiência.
  • Outro aspecto da postura diz respeito a  fazer parte de um grupo. Observei em várias ocasiões jovens reunidos, sentados na lombar, todos daquele grupo assim, como uma marca, ou as mochilas lá nas pernas....
  • A postura também depende da genética.
  • Há também os equívocos da ginástica localizada : encaixar o bumbum quando sobe do agachamento, por infindáveis vezes. Se repetiu tanto que finalmente o quadril se "encaixou" em definitivo, sendo fonte de dores na região lombar e pelvica.
  • Ela é também o somatório das marcas deixadas no corpo pela atividade desportiva como por exemplo a natação, a luta, a dança e etc.  Ou à profissão, no caso dos músicos: violinistas e pianistas que ensaiam em média 8 horas por dia.

  • O conhecimento da postura é FUNDAMENTAL para a Fisioterapia!!!
  • Postura é tudo isso e muito mais!
  • O importante é saber que a boa postura é sinônimo de saúde, liberdade de movimento e bem estar.
E você? O que acha? O que é e/ou o que representa a postura para você?

Adoraria ter a oportunidade de construir uma ideia mais ampla através da sua participação...