quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Costas felizes para um Feliz Ano Novo

Saudações!!!!

Bem, é nessa época do ano que tomamos resoluçóes, decisões para o Novo Ano que se aproxima.
 
Que tal se cuidar melhor? Se olhar com mais carinho, tomar conta do próprio corpo com o respeito e dedicação que ele merece,  afinal ele é a casa da nossa alma, através do qual podemos existir, nos expressar, nos mostrar para o mundo, viver.

E o eixo, a sustentação central é a nossa coluna vertebral que nos mantêm, nos suporta, que está nas nossas costas.
Minha dica é que você cuide com carinho dela pois como diz Therèse Bertherat no seu excelente livro  "A toca do tigre" da Livraria Martins Fontes Editora Ltda...

"Todos nós temos um tigre no corpo. Um tigre vivo, forte e muito belo. Todos nós, mesmo quem não sabe disso. Ele fica na toca, em lugar certo, mas nos manuais de anatomia só aparece em peças soltas, aos pedaços, irreconhecível. O fato de não conhecê-lo nos causa grande prejuízo: dores nas costas, rigidez e achaques diversos quase sempre têm como único motivo nossa ignorância dessa força que vem de tempos imemoriais."

Especialmente, agora, comprometa-se a se olhar com generosidade, agir com compaixão com você mesmo. Se ame e se pergunte o que é preciso para ter saúde, faça-se essas perguntas de forma simples e se surpreenderá como as respostas são simples. Vale a pena! Te dará a oportunidade de um resgate com seu próprio bem estar.

O mundo estaria melhor se as pessoas estivessem bem consigo mesmas, se realmente se amassem, daí os olhos para os outros seriam mais pacientes e compassivos.
 
Aproveite essa oportunidade para  aliviar a sua dor nas costas e  se mantenha assim.  Para isso se apaixone pelo complexo e maravilhoso instrumento que permite com que você ande, salte, levante, ame  e, especialmente descubra o poder inerente das suas costas, e viva muito melhor!

Estabilize o seu Core, que lhe proporcionará uma boa postura, incentivará um alinhamento saudável dos ossos e curvas da coluna vertebral, e permitirá que os músculos mantenham o seu comprimento normal. Os músculos vivos, elásticos e fortes te darão imenso bem estar!

Você terá uma explicação bem clara sobre o Core e como ele pode te manter sem dor nas costas no post Fique livre de lesões com Core Training.

Um brinde a sua saúde! Rumo a um feliz 2012!!!!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

2012 : Conscientização, divulgação e prevenção da ESCOLIOSE

No último post escrevi sobre o real compromisso com a felicidade, mas isso não seria completamente verdadeiro se não incluísse, com propriedade, o Projeto de Conscientização, Divulgação, Prevenção e Ensino da Escoliose. Esse projeto inclui a criação do INSTITUTO da ESCOLIOSE do qual falarei mais detalhadamente em futuros posts.



O que mais me incomoda no que se relaciona a escoliose é a ignorância a seu respeito e o que isso resulta. O sofrimento e a  angústia tanto do portador como de seus familiares podem ser minimizados e/ou evitados, especialmente com apoio e informação.

Nas minhas consultas como fisioterapeuta ouço constantemente relatos das mães e pais apavorados com a notícia que sua filha ou filho tem escoliose idiopática do adolescente e que se o colete ortopédico não funcionar vai precisar de cirurgia. Como assim!!!??????

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

2012 e o real compromisso com a FELICIDADE

Oi amigos queridos!

O que dizer de 2011, além do fato de que passou voando?

Para mim foi um ano de realizações e descobertas; conheci um país que vai ficar para sempre no meu coração, aliás  a palavra mais apropriada é reconheci, pois a Itália e especialmente Florença já estavam na minha vida e estão indelevelmente marcadas nela.

Foi também o ano em que me comprometi definitivamente a tocar o projeto de divulgação e conscientização da importância da Fisioterapia especializada no tratamento da Escoliose.
Quero fazer a diferença na vida de muitas pessoas!

E agora, no último mês do ano tive a oportunidade única de descobrir infinitas possibilidades de realização. Dentro de mim estão todas as chances de fazer tudo, aliás dentro de nós!
Isso aconteceu devido ao Landmark Forum, uma viagem inimaginável, maior, muito mais desafiadora e emocionante que qualquer montanha russa. E nessa viagem estive com pessoas incríveis que me acrescentaram muito e me fizeram ver o quanto o ser humano é maravilhoso e rico.

O meu maior presente para você é te convidar a conhecer e a participar do Forum Landmark.
Vale muuuuuuuuuuuuuuuuuto a pena!!!

Quero compartilhar isso com você que me acompanha e te dizer o quanto agradeço e aprecio sua disposição e dedicação em aprender mais, se informar e se aprimorar constantemente.

Te desejo de todo coração Felizes Festas ao lado de quem ama e que 2012 seja o ano do reencontro com o seu melhor, com a sua real competência, um ano livre de amarras, um ano do presente, do aqui e agora, um ano de atitude  e acima de tudo um ano de compromisso com a sua palavra. Enfim que 2012 seja o ano em que nossas ações, pensamentos e palavras sejam corajosos.

A palavra coragem vem de COR - coração + AGEM - ação = Agir com o coração.

Desde já, desde agora se comprometa a ser e a fazer feliz o maior número possível de seres.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cursos para o 1º semestre de 2012!

Olá!

Já estamos em Dezembro, último mês do ano, que espero, possa ser de reflexão sobre os acontecimentos e de um tempo para vislumbrarmos com tranquilidade o novo ano que se aproxima.

Nós fisioterapeutas, estamos sempre nos reclicando, procurando formas de aprimorar a qualidade do nosso atendimento. Podemos fazer isso por meio de leitura, de troca de informações com colegas e de cursos. 

Me considero uma pessoa de muita sorte, pois ao longo da minha carreira tive a chance de encontrar pessoas maravilhosas que ampliaram meus horizontes, professores que iluminaram trajetos por onde pude caminhar. Desde então compartilho com vocês um "mapa"que surgiu dessas experiências associadas a muita prática clínica com bons resultados. Esse "mapa" é constituído dos cursos que ofereço a vocês a mais de 12 anos e tem a função de facilitar as rotas, de tornar o caminho da prática profissional mais fácil e eficiente.

Então, aproveito para apresentar a agenda de cursos para o 1º semestre de 2012!

Em Janeiro a 2ª edicão do curso: "Tratando a escoliose: uma visão contemporânea"

Em Fevereiro, a  VI edicão do curso:"Core Training aplicado a Fisioterapia"

No início de Março, o INÉDITO: "Workshop do Psoas

No fim de Março e Abril a 2ª edição do : "Avaliação fisioterapêutica - da teoria a prática", que é o reflexo do sucesso que tivemos ao lançar esse curso que inovou ao correlacionar  os conceitos de avaliação estática, transicional e dinâmica.

Ainda não defini a data, mas em breve estarei colocando para vocês a reedição do "RPA - Reestruturação Postural Ativa" que a pedido de muitos que já fizeram [afinal são mais de 20 edições!!!]  virá com boas novidades!!!!

Como estão vendo 2012 estará a mil!!!!

 Espero que aproveitem!!!!