terça-feira, 15 de outubro de 2019

Dia do Fisioterapeuta - 13 de Outubro!



No dia 13 de Outubro comemoramos o Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional! ❤️
.
Vamos contar a história de uma mulher que fez toda diferença nos alicerces da nossa Fisioterapia.
.
Mary McMillan foi fundadora e a primeira presidente da Associação Americana de Fisioterapia, a APTA. Ela não foi a primeira pessoa a praticar fisioterapia, mas foi ela quem sistematizou os princípios da fisioterapia.
E, como Mildred Elson declarou em sua palestra de 1964 sobre McMillan: "Ela pensava em termos de todo o país e previa a grande necessidade civil da fisioterapia".
.
Mary McMillan foi criada na Inglaterra e concluiu seus estudos no Ginásio da Universidade de Liverpool, onde estavam oferecendo um curso de 2 anos em Educação Física. Ela fez uma pausa desses estudos para ir a Londres para outros cursos de neuroanatomia, neurologia e psicologia.
.
No início da Primeira Guerra Mundial, Mary se inscreveu em uma unidade de Destacamento Voluntário de Ajuda na Universidade de Liverpool.
.
Felizmente para a fisioterapia ela falhou em um exame médico e decidiu viajar para Boston durante a guerra, em um comboio, sob condições muito difíceis.
.
Depois de chegar aos EUA, conheceu Marguerite Sanderson, outra figura importante no desenvolvimento da fisioterapia. Ela foi colocada para trabalhar no Hospital Walter Reed. E “Esse foi o começo da fisioterapia no exército dos EUA". A fisioterapia foi concedida como serviço de saúde em 1917 pelo exército dos EUA❗️
.
O Dr. Everett Beach, do Reed College, em ‪Portland, Oregon‬, queria que Mary ensinasse os 200 possíveis "AUXILIARES DE RECONSTRUÇÃO" (o nome original dos fisioterapeutas!) que ele havia inscrito em um curso de emergência para atuar no apoio durante a guerra.
.
E assim foi feito!
.
Após a Primeira Guerra Mundial, uma carta foi enviada aos então "auxiliares de reconstrução", perguntando se eles queriam ver uma associação profissional construída. A resposta foi: UM RETUMBANTE SIM!❗️
.
Aqui estão alguns fatos interessantes elucidados durante a Palestra de Eleanor Carlin, sobre McMillan em 1976:
‼️”Seja por concepção ou por acidente ... nada foi dito sobre trabalhar apenas sob a direção de um médico” (Carlin, p. 1113).!!!‼️
.
“Nossas fundadoras tiveram a previsão de incluir políticas que permitissem o desenvolvimento de capítulos e fundaram quase simultaneamente o Physical Therapy Journal, garantindo que a publicação fosse valorizada.
A Associação foi originalmente chamada de Associação Terapêutica das Mulheres Americanas, mas os membros da Carta perceberam que isso seria alienante para os homens e votaram em mudar o nome para Associação Americana de Fisioterapia - APTA. O primeiro homem foi eleito para o cargo nacional em 1942.”
.
As mulheres que ingressavam na profissão eram obrigadas a ter uma educação universitária.!❗️
.
Em 1924, os membros da carta discutiram a padronização da fisioterapia através do registro e licenciamento do estado. Em 1971, os atos práticos haviam sido estabelecidos em todos os 50 estados dos EUA. (Blair, 1971).
.
Mildred Elson, primeira presidente da Confederação Mundial de Fisioterapia - WCPT - e primeira presidente da Associação de Fisioterapia de Wisconsin, citou Mary McMillan em uma palestra em 1964: “O que precisamos é de um esforço unânime para estabelecer um alto padrão para nossa profissão e entusiasmo que não conhece limites ”.
.
Elson continuou dizendo: “Os membros que participaram da primeira convenção não se uniram para pensar em interesses individuais: “O que posso obter com isso”, o que eles disseram foi: “ Pretendo me unir para ver o que consigo na profissão e ver o que posso fazer para criar e manter padrões.
.
Então, nessa nota, você sabia que a APTA estava tentando alcançar 100 mil membros?
.
❗️1920 : as mulheres obtiveram o direito de votar.
❗️1921 : 274 mulheres começaram a APTA!
.
Devido à sua contribuição significativa nos serviços de "auxiliar de reconstrução", Mary McMillan passou a ser conhecida como a “Mãe da Fisioterapia”.
.
Que beleza saber dessa história e que pessoas como ela nos antecederam nos dando a chance de também ressignificar a vida de tantas pessoas e às nossas próprias.
.
Não é inspirador pensar na atitude, perseverança e poder de realização desta mulher que é considerada por muitos a mãe da fisioterapia? 😍
.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
.
Fonte: apta.org/history
.............................................................
#fisioterapia #trezedeoutubro #diadofisioterapeuta #fisioterapeuta #mulher #projescoliosebrasil #institutodeescoliose

Nenhum comentário: