sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Exercícios para Escoliose - Mind the Gap !




A clara diferença entre a quantidade necessária de palavras para traduzir “Mind the gap” para o nosso idioma serviu de base para esse artigo.

O exemplo destas 3 palavras de alerta em Inglês presentes nas estações de metrô para manter seu sentido original têm que gerar a seguinte frase “Observe atentamente o espaço entre o trem e a plataforma “.

A tradução abrange a interpretação do significado de um texto em um idioma (texto ou fala de base) e a produção de um novo texto ou fala em outra idioma com sentido equivalente.

É uma tarefa complexa interpretar o texto original e moldar o seu texto de modo que este continue fiel sem perder características importantes do original.

O mundo científico utiliza o idioma inglês para a divulgação de suas produções. Aqui no Brasil infelizmente ainda muito poucos profissionais ou estudantes da saúde tem acesso ou dominam a língua inglesa.

Isso deixa uma falha, um vão, um “gap” importante e perigoso, pois deixa espaço para que outros leiam e “interpretem”por você!

No ambiente dos exercícios específicos para tratamento da escoliose baseado em evidências enfrenta-se a mesma situação. Como assim?

A má utilização do termo, a interpretação equivocada, a divulgação nefasta, misturando, confundindo mais do que informando trouxe consigo consequências que infelizmente estamos começando a ver.

Os exercícios específicos para escoliose são realmente exercícios na acepção da palavra? 

Em Inglês a palavra Exercises pode dar essa impressão mas com certeza são muito mais do que uma série de movimentos. Sua concepção vai muito, muito além do que normalmente se entende por exercício!

Os tão agora badalados “Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose” do inglês PSSE [trazidos por nós desde 2011 para tratar os nossos pacientes] exigem formação específica original em CADA UM dos métodos e abordagens para serem utilizados no tratamento e exigem AINDA MAIS dos INSTRUTORES que COMPROVADAMENTE tem que ter além de FORMAÇÃO COMPLETA , anos de prática e HABILITAÇÃO e CAPACITAÇÃO para INSTRUTOR e só a partir daí estaria apto a ensinar CADA UMA das técnicas, métodos ou abordagens de tratamento baseado em evidência científica.
.
Atualmente os que apresentam evidência de sua eficiência no tratamento da escoliose são: 
SEAS , Schroth - ISST e BSPTS.

Cada um REQUER formação própria e certificado.
Para a sua segurança Exija do profissional a certificação original ou visite os sites originais.

A tradução de “Mind the gap” poderia ser apenas : “Cuidado com o vão”, mas com certeza não cumpriria a importante função de chamar a atenção para os usuários do perigo que representa o vão entre a plataforma e o trem.

Assim da mesma forma que “Cuidado com o vão” não revela o nível de gravidade das consequências, o termo “exercícios específicos para o tratamento da escoliose” não traduz a complexidade tanto para a aquisição de seu conhecimento como para a sua aplicação.

Entenda que para tratar através destes Métodos ou abordagens é requisito ter a formação original em CADA UMA DELAS!

O mesmo acontece para o seu ensino!

Exija do profissional a certificação original oficial em uma destas escolas!

E claro, formação completa!!!!

Portanto tenha em mente e não se deixe enganar : “Mind the gap”!!!

Nenhum comentário: