Oi meus queridos amigos, amigas e seguidores do Blog.
Estou, muito, muito feliz mesmo pela repercussão do programa "Escoliose é a principal causa de dores nas costas em adultos brasileiros" que foi ao ar pela Globo News - Espaço Aberto Saúde.
Para quem não pôde assistir, o vídeo já está disponível no site do canal de notícias, no link acima.
Julia Barroso e eu sabemos que esse foi um passo muito importante para o projeto de conscientização e divulgação da escoliose. Ao mesmo tempo sabemos que ainda há muito a fazer.
Contamos com sua participação ajudando-nos a tornar a escoliose mais conhecida; somente a informação esclarecerá esse assunto ainda tão nebuloso.
Do programa surgiram dúvidas e questionamentos a respeito da atuação da fisioterapia no tratamento da escoliose que merecem atenção e serão abordados em post futuro; te convido a fazer parte disso também.
A principal mensagem é que somente através da conscientização podemos atuar de forma eficiente e, se quisermos obter sucesso no tratamento da escoliose devemos saber que ele reside em dois pilares : detecção precoce e trabalho em equipe, ou seja, multidisciplinar. Sem isso continuaremos a saber de notícias tristes, relatos angustiados, sofrimento e muitos mal entendidos.
A superação nasce da aceitação que só será possível pelo esclarecimento.
Vamos agir! Formar um grande time!
Aproveito a oportunidade de informar aos fisioterapeutas sobre os últimos dias de inscrição para o curso "Tratando a escoliose - Uma visão contemporânea".
Um super abraço!
4 comentários:
Ótimas palavras Patricia. O que precisamos entender é que um tratamento não específico no caso de uma Escoliose Idiopática de um Adolescente pode levar a piora do quadro e prejuízos enormes para ele e para essa família.
Não digo que a ausência desse conhecimento e dessa vivência vão levar a engamos na intervenção com o paciente mas também deixa-se de oferecer a EDUCAÇÃO necessária a essa família em relação ao problema tão importante desse adolescente. O conceito de EDUCAÇÃO agregado aos nossos procedimentos técnicos para essa família e para esse paciente é o que devemos buscar e realizar.
Oi Juliana, estamos a caminho da Fisioterapia especializada em escoliose. Dessa forma podemos esperar por resultados eficazes.
É uma questão de conscientização também dos profissionais envolvidos e nós fisioterapeutas temos que estar cientes da importância da nossa participação no tratamento da escoliose. Essa é uma patologia complexa e ainda desconhecida, assim abre espaço para mal entendido e informações desconexas. O projeto de conscientização e divulgação da escoliose tem esse propósito.
E sim, "devemos buscar e realizar".
Beijos
Vamo que vamo Patrcia!!!!! O programa foi o máximo e com certeza um grande ponto a favor da luta contra escoliose...
Conseguiremos muito mais com trabalho, dedicação e ajuda lá de cima.
bjs grandes
É isso mesmo Minha queridíssima Julia!
Sem dúvida um grande passo!
Vamos nessa!
Vamos juntas!
VAMOS COM TUDO!
Beijossssssssss
Postar um comentário